Com direção de Marcos Camelo e dramaturgia de Juliana França, “Até (a)onde vão suas raízes?” convida os espectadores a embarcarem em um enredo que fala principalmente sobre a importância do povo preto encontrar sua identidade, e como os guias podem ajudar nessa pesquisa.
A busca pelas memórias de seus antepassados é o motor que movimenta a pequena Àìyà. A menina conta com a ajuda do mensageiro, o responsável pela comunicação entre o Orum e o Aye. O senhor do tempo: Exu. Exu é o seu guia nessa jornada. Exu confunde, anuveia, indica o caminho, prega peça, faz mágica, chora e ri junto com Àìyà. Nessa jornada através do tempo, a história é o pano de fundo. Do Brasil ao continente africano, Àìyà procura saber até onde suas raízes alcançam.
“Até (a)onde vão suas raízes?” terá apresentações gratuitas com intérprete de Libras nas seguintes datas e locais: segunda-feira (19), às 16h, na Casa Uivo, em Paracambi; terça-feira (20), às 16h, na Casa da Cultura da Baixada, em São João de Meriti; e quarta-feira (21), às 15h30 e às 17h30, no Espaço Cultural Código, em Japeri. O elenco da peça é composto por Átila Bee, Carol França e Nil Mendonça.