Encontro discutido aos 34 critérios específicos para candidatura neste ano
A candidatura da Praia do Pontal do Peró ao Programa Bandeira Azul em 2023 foi pauta de uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (3), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento. Neste primeiro encontro, foi discutido o cronograma para aperfeiçoamento dos 34 critérios específicos para possibilitar a candidatura da praia já para este ano.
O processo foi iniciado em novembro de 2021, quando a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi, realizou a primeira vistoria. Um relatório de coordenação nacional que indicava as adequações necessárias à praia. Já em abril de 2022, a praia foi inscrita oficialmente no Programa, sendo enviado um formulário de adesão.
Foi também adequado um calendário de coletas para possibilitar o cumprimento dos critérios de qualidade de água. Este calendário deve ser aceito pela guarda para que a Guarda Marítima Ambiental possa realizar as coletas nas três praias candidatas para 2023, sendo que a Praia do Peró vai buscar a manutenção do selo, e a Praia do Foguete também tentará candidatura.
São necessárias pelo menos 20 coletas de água, sendo a primeira delas feita antes de 15 de dezembro de 2022, que já foi enviada para um laboratório especializado e autorizado pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea).
Outro discutido na reunião foi o ordenamento do tráfego. A Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou um projeto para instalação de três passarelas nas entradas da praia; um banheiro para pessoas com deficiência; chuveiro e sala de atendimento ao turista. Nas próximas reuniões estaremos convidados moradores e outras massas do poder público.
“A conquista da Bandeira Azul irá premiar o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo da atual gestão no aspecto ambiental. É mais um resultado que verificará todo nosso esforço em prol de uma Cabo Frio cada vez mais socioambiental. O Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo, e, para se qualificar, é necessário preencher diversos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade de água, educação ambiental, entre outros”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Saneamento, Rosalice Fernandes.
Participaram da reunião a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Aline Silvério; a coordenadora local do Programa Bandeira Azul, Paloma Arias; a superintendente de Turismo, Luane Ferreira; a secretária adjunta de Mobilidade Urbana, Anne Kellen Apicelo, e a representante da sociedade civil, Marta Rocha, da Associação de Moradores e Proprietários do Loteamento Caravelas do Peró.