Dona de uma voz inconfundível, 42 discos e um Grammy Latino (melhor álbum de samba/pagode, 2003), Alcione faz 50 anos de carreira em 2022 e uma parte das comemorações terá uma série de shows gratuitos nas zonas Norte e Oeste. O próximo será na Arena Jovelina Pérola Negra, Pavuna (20/01), que completa 11 anos na data – Dia de São Sebastião, o padroeiro do Rio de Janeiro. A turnê tem patrocínio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Os locais das apresentações serão as lonas, arenas e areninhas da cidade, todas localizadas no subúrbio. Uma forma de incentivar a volta de grandes shows neste circuito. Sempre a partir das 19h, com ingressos viabilizados três dias antes no Sympla.
Alcione reúne clássicos deste meio século de dedicação à música, entre eles “Meu ébano”, “Estranha loucura”, “Entidade”, “Você me vira a cabeça (me tira do sério)” e “Não deixe o samba morrer”. A cantora sobe ao palco acompanhada da sua inseparável Banda do Sol.
A contrapartida será um mini documentário realizado durante a turnê, com parte da história da cantora, cujo conteúdo será disponibilizado no Youtube com acesso livre e gratuito.
Por iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a equipe da Marrom, será aberto um chamado para artistas locais interessados em cantar com Alcione no dia da apresentação em seu bairro. A ideia é selecionar um artista por show e oferecer ajuda de custo de R$ 2,5 mil para cada.
Pede-se 1kg de alimento não perecível. Informações sobre links para retirada de ingressos no Instagram (@cultura_rio)