BibliON lança série de podcast “Criança Lê”

Luisa Neves

A Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo – BibliON – lança a sua primeira série de podcast chamada “Criança Lê”, que tem como propósito oferecer a crianças e adolescentes subsídios que propiciem debates e reflexões a respeito dos temas propostos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).  O material foi elaborado a partir de livros indicados no catálogo Capítulo Brasil, da FNLIJ (Fundação Nacional do livro infantil e juvenil). As metas estabelecidas pela organização internacional são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Esses são os intuitos ambiciosos e interconectados para os quais as Nações Unidas estão buscando atingir para a população nos próximos anos. 

Em cada episódio os ouvintes terão a chance de conhecer, por meio de livros indicados pela FNLIJ, um pouco mais sobre cada um dos 17 ODS para 2030 no Brasil, que são os seguintes: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar, Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Limpa e Acessível; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria; Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meio de Implementação. 

O Criança Lê conta com a mediação de leitura/narração de Kiara Terra juntamente com crianças e jovens de 6 a 12 anos. O material está disponível nos principais agregadores de podcasts e podem ser acessados pelos links abaixo:

BibliON: https://biblion.odilo.us/info/00949262
Spotify: https://open.spotify.com/show/5odl5ykipabHgXzadvbcVo?si=929e22e46f114ebe
Deezer: https://deezer.page.link/j8XVtGScG9djjECc6
Apple Podcasts: BibliONCast on Apple Podcasts
Amazon: https://music.amazon.com.br/podcasts/8deb7d26-d8a9-4af2-b065-1a4816bf2a6e
Pocket Casts: Criança Lê: Aquilombar-se – #Ep1 – BibliONCast (pca.st)
Cast Box: BibliONCast (castbox.fm)
Rádio Public: BibliONCast on RadioPublic
Stitcher: BibliONCast on Stitcher
Anchor: BibliONCast • Um podcast na Anchor
Google Podcast: disponível aqui

O primeiro episódio em vídeo da Série Criança Lê também está disponível para acesso gratuito em:

BibliON: https://biblion.odilo.us/info/00949335
Youtube SisEB: https://www.youtube.com/watch?v=yv-1A35-CWU

Alguns dos livros indicados pela ONU e que fizeram parte da construção do podcast estão disponíveis para leitura gratuita na BibliON. São sles:

Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas – Beatriz Chachamovits ODS 4 – Educação de Qualidade

Neste livro com ilustrações detalhadas da artista plástica Beatriz Chachamovits, os leitores vão conhecer alguns dos seres fantásticos que vivem no mar e mergulhar em uma caça ao tesouro nas profundezas do oceano. Existe uma infinidade de peixes diferentes vivendo no fundo do mar. Alguns são tão esquisitos que nem parecem de verdade! Catorze deles são apresentados neste livro, que explora as profundezas do oceano por meio de textos específicos para cada peixe e ilustrações minuciosamente detalhadas. Além de conhecer essas criaturas, o leitor é convidado a encontrar outros seres marinhos escondidos nas ilustrações. E ele também precisa prestar atenção e descobrir qual é o peixe falso, o intruso que não existe nos mares de verdade. Ao final, o leitor torna-se também autor do manual, desenhando um peixe já descrito e escrevendo sobre um peixe já ilustrado. Este pequeno manual de peixes marinhos vai proporcionar um mergulho inesquecível nas curiosidades dos oceanos e de seus diferentes habitantes.

Lá no meu quintal O brincar de meninas e meninos de Norte a Sul – Gabriela Romeu

ODS 5 – Igualdade de Gênero

Tem quintal em todo lugar: na praça, na floresta, nas ruas das pequenas cidades, nos fundos das casas e até dentro de cada um de nós (às vezes um pouco escondido). Neste livro vamos descobrir os quintais de crianças das cinco regiões brasileiras, onde folha vira catavento, pique é no pequizeiro e rio garante a diversão! Basta chegar, embarcar… E brincar! O brincar é uma espécie de língua-mãe da infância. E foi por meio dessa linguagem que Gabriela Romeu, Marlene Peret e Samuel Macedo conheceram o Brasil, conectando-se com as crianças das beiradas de rios, dos grandes centros urbanos, de comunidades quilombolas e povos indígenas – regiões algumas vezes próximas, outras bem distantes. Os registros dessa longa viagem que se iniciou em 2011, em textos, vídeos e fotos, estão reunidos neste livro, permeado dos saberes, narrativas e vivências compartilhadas com crianças em seus quintais. Os encontros com Valdecir e seu carretão, com Milena sob a sombra da mangueira, Welleton, Joel, Laísa e Arawari são feitos retratos daquele exato instante, daquele peculiar saber infantil, que é de cada um, mas é tão comum a todos –– afinal, as brincadeiras mudam de nome, mas, em suas diferentes versões, compõem a linguagem universal do brincar.

Eu, Ota, rio de Hiroshima O dia que virou noite – Jean-Paul Alègre – ODS 7 – Energia Limpa e Acessível

Em 1939, o presidente estadunidense Franklin D. Roosevelt e seu conselheiro para assuntos científicos, Vannevar Bush, debatem os desafios do país perante o andamento da Segunda Guerra Mundial. O dirigente da nação e seu assessor temem a recente expansão do adversário alemão Hitler no conflito, e as conquistas da então União Soviética na corrida nuclear. Enquanto isso, no Japão, a menina Akimitsu, que vive com seus tios na pacífica Hiroshima, troca cartas afetuosas com seu irmão Yoshi, jovem aprendiz de sapateiro que continua em Tóquio, apesar dos constantes bombardeios à região. Narrada por Ota, personificação feminina do rio que corta a cidade de Hiroshima, esta história reconstitui os episódios que antecederam o fatídico 6 de agosto de 1945, quando, pela primeira vez na história, uma bomba atômica foi lançada sobre civis. Ao nos conduzir pelo curso de suas águas, Ota oferece ao público um testemunho sob novo olhar, um ponto de vista sobre o episódio ainda não registrado: o da natureza. Eu, Ota, rio de Hiroshima, escrito em 2015, ano em que se relembrava os 70 anos do lançamento da bomba, marca a estreia de Jean-Paul Alègre no Brasil e pode ser considerado um verdadeiro manifesto pacifista. De maneira poética, o texto incita o leitor à reflexão sobre a proliferação inconsequente de armas e programas nucleares, que se revela especialmente preocupante num contexto global de fragilidade dos acordos de paz. Em Posfácio a esta edição, a escritora, atriz e diretora Rita Carelli, que assina, entre outros trabalhos, as edições da coleção Um dia na aldeia (Cosac Naify, 2013/14; SESI-SP editora, 2018) e o recentemente premiado pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Minha família Enauenê (FTD), destaca a relevância desta publicação no contexto brasileiro, país marcado pela exploração predatória dos recursos naturais e das populações de seus territórios, cujas consequências não param de ressoar até os dias de hoje. Os acontecimentos políticos recentes, especialmente aqueles relacionados às políticas ambientais, encontram lugar nas reflexões propostas pelo autor e pela posfaciadora convidada. Esta edição digital ainda traz ao leitor um Dossiê pedagógico dedicado a professores, com sugestões e atividades para trabalhar o título em sala de aula em diversas frentes e disciplinas.

A reforma da natureza – parte 1 – Monteiro Lobato – ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação

Nesta aventura, Emília e sua amiga rã resolvem “Monteiro Lobatoconsertar” o mundo, enquanto os moradores do Sítio do Picapau Amarelo viajam para a Europa. Entre outras invenções, elas colocam torneiras na vaca, mudam seu rabo de lugar e põem o ninho do passarinho nas suas costas. Com participação de Gláucia Macabelli, Lúcia Tulchinski, Camila Maia, Barros Batista, Anderson Gorgone, Gustavo Boralli e Arnaldo Santini.

BibliON

Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro. 

O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. Ou seja, caso ele já esteja alugado, não se preocupe, ele estará apto para leitura em até 2 semanas. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título – ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.

É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.

Share This Article
Produtora de conteúdo cultural, especialista em música pop e séries. Apaixonada por livros e Meio ambiente