O projeto Música no Jardim edição de fevereiro celebra a estação mais carioca do ano e a abertura do carnaval, recebendo a Roda de Samba do Pretinho da Serrinha, com a participação especial do cantor e compositor Nei Lopes. No repertório, sucessos do samba, como “No tempo de Dondon”, “A grande família”, “Gostoso veneno”, “Alguém me avisou”, “Coisa de pele”, entre outros. O show, para toda a família, será gratuito, neste sábado (4/2), às 17h, sem cobrança de entrada no Jardim, no corredor cultural, no gramado do Lago das Tartarugas.
Cantor, arranjador, compositor e instrumentista, Pretinho da Serrinha é um dos mais destacados nomes da música popular brasileira da atualidade. Cria da Escola de Samba Império Serrano, Pretinho ficou conhecido do grande público pelas parcerias bem-sucedidas com Seu Jorge, Maria Rita e Marisa Monte, entre outros.
O artista também é compositor de diversos grandes sucessos da MPB, na voz de outros intérpretes, como “Burguesinha” (Seu Jorge/Pretinho da Serrinha/Gabriel Moura) – Seu Jorge, “Quanto tempo” (Marisa Monte/Pretinho da Serrinha/Pedro Baby) – Marisa Monte e “Reza” (Pretinho da Serrinha/Nego Alvaro/Vinícius Feyjão) – Maria Rita.
Cantor, compositor e escritor, Nei Lopes é coautor de sambas como “Senhora liberdade”, “Goiabada cascão” e “Gostoso veneno”. Também se notabilizou como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira. Doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também é pesquisador das tradições africanas e afro-brasileiras, e já publicou contos, romances, poesias, além de dicionários como o “Dicionário de história da África: séculos VII-XVI”. Nei Lopes também é coautor, com Luiz Antonio Simas, do “Dicionário da história social do samba”, ganhador do Prêmio Jabuti, na categoria não-ficção, e eleito o livro do ano na categoria.
Serviço: Música no Jardim – Roda de samba do Pretinho da Serrinha e Nei Lopes
Sábado (4/2), às 17h
Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Corredor cultural, no gramado do lago das tartarugas
Gratuito.
Rua Jardim Botânico, 1008