Se carnaval bom tem que ter música, Rei Momo e fantasia, o VLT Carioca está no caminho certo. Na manhã de hoje (14), a Corte do Carnaval e a Banda da Guarda Municipal embarcaram numa viagem sobre os trilhos para colocar cariocas e turistas no clima da festa. Essa foi a quinta edição do VLT da Folia, que teve início no saguão do aeroporto Santos Dumont e continuou na Linha 1 do VLT Carioca até a estação Rodoviária.
“É uma alegria para o VLT Carioca voltar a promover esta ação, que é um aquecimento para o Carnaval oficial do Rio. Como realizadores da mobilidade humana, ficamos realizados em ver a reação dos clientes que são surpreendidos com uma festa no trem”, comemora o diretor presidente da empresa, Andre Costa.
O Rei Momo aprovou a festa. “Ficamos animados em receber quem está chegando para o nosso Carnaval”, afirma Djeferson Mendes. E foi com uma turista que veio para assistir a Portela que a Rainha Mariana Ribeiro sambou no trem: “Vai ser o maior Carnaval de todos os tempos”.
“Essa parceria para levar a alegria do Carnaval para os passageiros do VLT é muito positiva e importante para nós, porque gera ainda mais aproximação com a população. A Banda da Guarda Municipal é do Rio e está sempre disponível para servir à população. Desejamos a todos uma curtição bem tranquila nesses dias e lembramos do uso consciente dos meios de transporte, porque eles também são para servir a população”, Inspetor geral José Ricardo Soares, comandante da GM-Rio.
Condutores fantasiados
E o VLT Folia continua. A partir de hoje e até a próxima terça-feira (21), os condutores dos trens estarão no clima carnavalesco usarão acessórios divertidos. Além de colares havaianos, os usuários verão chapéus de pirata, rei, emoji e até uma Minnie.
Funcionamento durante o Carnaval
O VLT funcionará normalmente, das 6h à meia-noite. A circulação dos trens será mantida até que sejam identificadas aglomerações de foliões na via pública que possam impactar a circulação dos trens ou segurança de usuários e pedestres. Tão logo haja dispersão da multidão, a operação será imediatamente retomada.
A concessionária mantém o acompanhamento permanente junto aos órgãos de monitoramento da Prefeitura do Rio e do Governo do Estado para garantir o atendimento ao passageiro neste período, respeitando os protocolos de segurança viária necessários.
Orientações aos passageiros
Vale lembrar que a passagem do VLT custa R$ 4,30 e cada usuário deve ter o próprio cartão para embarque. Ele pode ser comprado ou carregado nas paradas e estações, que contam ainda com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões e liberação de recarga on-line, que pode ser feita pelo aplicativo Riocard Mais ou pelo site Recarga Fácil. É recomendado inserir antecipadamente os créditos para ida e volta.
O VLT reforça a importância de não andar ou permanecer nos trilhos, realizar a travessia nos pontos indicados e ter atenção à sinalização ao atravessar ruas e cruzamentos. É importante lembrar ainda que não é permitido o consumo de alimentos no interior dos trens, assim como sentar no chão e fazer uso de equipamentos de som sem fone de ouvido ou instrumentos musicais