Empresário e investidor anjo com mais de 30 anos de sucesso no desenvolvimento de negócios internacionais nos segmentos de tecnologia, educação, saúde, agronegócio e energia, Robert Janssen é o novo presidente da Assespro-RJ na gestão 2023-2024, entidade que congrega aproximadamente 200 empresas de tecnologia no Rio de Janeiro, que acreditam na força da cultura associativa.
Janssen assumiu o cargo em janeiro de 2023 no lugar de Maria Luiza Reis, que comandou a associação por quatro anos ao longo de dois mandatos e foi a primeira mulher presidente em 48 anos de existência da associação.
Liderando a aceleradora internacional de startups e hub de inovação da OBr.global e pertencente a alguns grupos de investidores anjos no Vale do Silício e no Brasil, incluindo Sand Hill Angels (EUA), Barcelona Ventures Silicon Valley (Europa) e Anjos do Brasil, Janssen foi criado entre a Califórnia, França e Rio de Janeiro, e é bacharel em Negócios Internacionais pela San Diego State University e Sistemas de Informação pela Monterey Peninsula College. Atualmente, ele participa de vários conselhos de administração, no Brasil e no Vale do Silício, e recentemente foi nomeado Deputy Chairman da WITSA – World Information Technology and Services Alliance, principal entidade mundial de inovação e tecnologia.
Segundo Janssen, sua gestão marca um momento importante que vai possibilitar aprofundar algumas ações que já fazem parte da proposta da entidade, enquanto também criar novas experiencias e jornadas, com o objetivo de aumentar a relevância e protagonismo da Assespro-RJ dentro do ecossistema de inovação e empreendedorismo. Além de uma atuação mais contundente na contribuição para aceleração de startups, outro foco será um posicionamento internacional mais forte, para ampliar o alcance e oportunidades das empresas associadas, e ao mesmo tempo catapultar o ecossistema do Rio de Janeiro como um centro de inovação de excelência internacional.
Para isso, Robert construiu um time para consolidar uma força coletiva, que sobe seu comando vai atuar dentro de um regime mais empresarial, inclusive adotando a metodologia do OKR. E segundo ele, desta forma conseguir entregar valor para os associados e o ecossistema com mais consistência. Conheça os integrantes da nova gestão:
Diretoria Executiva
Presidente – Robert Janssen
Vice-Presidente de Articulação Institucional – Marcio Lacs
Vice-Presidente de Marketing e Eventos – Sabrina Brito
Vice-Presidente de Academy – Maria Luiza Reis
Vice-Presidente de Funding – Bruno Mondin
Vice-Presidente de Articulação Política – Marco Túlio
Vice-Presidente de Empreendedorismo – Giselle Felix
Vice-Presidente de Games – Carlos Gama
Vice-Presidente de Saúde – Alex Lucena
Vice-Presidente de Inovação – Álvaro Cysneros
Diretoria adjunta:
Diretor Adjunto de Funding – José Luis Susini
Diretora Adjunta de Marketing e Eventos – Claudia Wilson
Diretor Adjunto de Academy – Jaci Tadeu
Diretor Adjunto de Articulação Institucional – Alberto Pittigliani
Diretor Adjunto de Empreendedorismo – Gabriel Monteiro
Diretor Adjunto de Games – Carlos Pereira
Sobre a Assespro
A Assespro é a maior e mais antiga Associação de Empresas de Tecnologia da Informação do Brasil. Em 19 de novembro de 1987, foi reconhecida como sendo uma entidade de utilidade pública, e neste mesmo ano coordenou a fundação do Seprorj – Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro. Em 1992, articulou a criação da RioSoft – Núcleo Softex da Cidade do Rio de Janeiro, na condição de sócio-fundador, em conjunto com o Sebrae-RJ e a prefeitura do Rio de Janeiro. Ao longo de seus 48 anos, a Assespro vem defendendo legitimamente assuntos de interesse das empresas privadas nacionais de informática, razão pela qual sua representação é reconhecida em todos os escalões do poder público e, especialmente, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, tendo assento cativo no Cati – Comitê da Área de Tecnologia da Informação (Lei 8248/91-art. 21), e no Comitê Gestor da Internet (CGI.BR).
Nos últimos anos, a Assespro tem se destacado no debate dos principais temas de interesse do setor de tecnologia da informação e inovação junto as diversas autoridades governamentais e institucionais, participando de inúmeras jornadas, audiências públicas, seminários, reuniões de trabalho e outras atividades visando contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e incentivos para o segmento de tecnologia, um dos mais produtivos da economia brasileira