A partir de março, seis municípios da Baixada Fluminense poderão contar com o mais novo aplicativo de transportes voltado para o público feminino, o Lady Driver. Os municípios contemplados são Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti e Belford Roxo. O serviço começa a funcionar no dia 08 de março.
Todos os dias passageiras enfrentam situações constrangedoras ou perigosas. No último dia 16, uma mulher pulou de um carro em movimento por medo de sofrer abuso por um motorista de aplicativo, que chegou a desviar o trajeto da viagem. O caso aconteceu no litoral paulista e novamente chamou atenção para os constantes assédios durante as corridas em carros de aplicativos. Caso que motivou a empresária paulista e CEO da marca, Gabryella Correa, também vítima de assédio há alguns anos para a criação da Lady Driver.
Ao todo já são cerca de 150 cidades no Brasil com a operação do app e mais de 1 milhão e meio de downloads. As cidades do Rio de Janeiro e Niterói estrearam o serviço em meados do ano passado e agora é a vez da Baixada. A embaixadora Bianca Daher comentou a iniciativa.
“Assédio, constrangimento e outros tipos de desrespeito acontecem e com mulheres no volante, essas possibilidades são ainda maiores. No Lady Driver, os homens até podem utilizar viajar, mas desde que estejam acompanhados da usuária titular da conta. Crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) podem utilizar nas viagens programadas no ‘Lady Kiddos’ e idosos com ‘Lady Care’, serviço especializado”, explicou.
A motorista Ana Lúcia Pontes, conhecida como a primeira mulher motorista de um outro app de transportes também conhecido no Estado foi uma das vítimas enquanto trabalhava. Ela contou que um passageiro de 29 anos tentou agarrá-la durante uma corrida.
“Um app de mulheres só para outras mulheres certamente nos deixa mais seguras. É estar de igual para igual quando se tem uma mulher no volante e outra como passageira. Já fui vítima de assédio e sofri 4 assaltos, mesmo assim não desisti da profissão. Eu sou solteira e única responsável pelas minhas contas. Não posso parar”, disse a motorista.
Um encontro realizado com as primeiras motoristas reuniu autoridades, dentre eles, o Especialista em Segurança Pública da UFF, Erivelton Lopes, que deu orientações sobre o quê e como as motoristas devem fazer em casos de riscos, como assaltos, a entrada em áreas com barricadas, situações de assédio e constrangimento, e informou sobre os canais de atendimento das polícias militar e civil. A Advogada e Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB de Belford Roxo, Dra. Silmaria Berriel, falou sobre as multas, recursos de trânsito e direitos que as motoristas devem estar atentas até mesmo na contratação de seguradoras em casos de roubos, na consultoria jurídica.
O treinamento também contou com outros parceiros como a Auto Car Evolution que trouxe temas como “Mecânica Rosa” e um pacote de benefícios para as motoristas cadastradas, como os descontos nas manutenções, compras de peças e suporte presencial prioritário nos serviços de mecânica. Já a contadora Patrícia Eugênio que deu dicas de como se cadastrar no MEI e obter descontos de até 30% para a compra de carros zero para a atividade de motorista e a Biomédica Marília Queiroz finalizou o treinamento dando dicas de beleza, autocuidado e saúde mental.
As motoristas interessadas poderão se inscrever para o processo de seleção pelo app Lady Driver Motoristas e precisarão atender a um critério detalhado de avaliações que vão desde as condições do carro de trabalho, ao comportamento pessoal. O app funciona para as usuárias nos sistemas Android e iOS. Já para as motoristas, até o momento somente pelo sistema Android