28 de fevereiro de 2023 – O Rio de Janeiro está fazendo aniversário e um dos serviços que contribui com a evolução e paisagem da cidade é o bike Rio, sistema de bikes compartilhadas realizado pela Tembici, com patrocínio do Itaú Unibanco. A Cidade Maravilhosa viu, nos últimos anos, o número de ciclistas crescer exponencialmente. Em 2022 tivemos o aumento de 16% novos usuários das laranjinhas, comparado com o total do ano anterior, além de 33% mais deslocamentos realizados durante o mesmo período.
Para proporcionar ao usuário uma experiência ainda mais completa ao pedalar, a Tembici decidiu indicar 5 lugares não óbvios para curtir com bicicletas. É possível utilizar a funcionalidade de rotas no aplicativo do bike Itaú e ter acesso aos melhores trajetos, que promovem a bicicleta como opção acessível de transporte além da interação com a cidade.
Ao utilizar as laranjinhas, o usuário informa “De onde?” e “Para Onde?”, e o app mostra o melhor caminho, que considera a estação mais próxima com bicicletas compartilhadas disponíveis. Após a chegada no local informado, o app também calcula a parada mais próxima e indica o caminho até as estações que estão disponíveis para a devolução da bike.
Confira cinco opções de rotas fora do tradicional, com estações de bikes compartilhadas próximas, para curtir no feriado e descobrir a cidade de um novo ângulo:
Mureta da Urca até a Praia Vermelha: É uma excelente opção para ser feita de bicicleta, afinal, além dos locais estarem próximos e o trajeto ter via ciclável, a paisagem é de tirar o fôlego.
Parque do Cantagalo: É o ponto preferido da Lagoa Rodrigo de Freitas, local ideal para piqueniques e para assistir ao pôr do sol.
Quebra Mar: Sabia que a Barra da Tijuca tem muito mais atrativos além dos já conhecidos? O Quebra Mar de fato é um local não usual para turistas e até mesmo alguns cariocas ainda não conhecem onde é possível aproveitar o pôr do sol de forma única.
Praça XV: Para um passeio mais cultural, vale a pena utilizar as laranjinhas para passear pela Praça XV, repleta de atividades como museus, centros culturais e prédios históricos.
Bairro Grajaú: Para se refrescar nas sombras de um dia ensolarado, no bairro Grajaú é possível aproveitar as ruas arborizadas da região. É possível andar com muita liberdade por conta das temperaturas e curtir as opções de restaurante e arquitetura das casas e apartamentos