A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher, realizou na última sexta-feira, 03 de março, o Ato Inter-religioso “Mulheres de fé em oração pela Memória das vítimas do feminicídio”, no santuário do Cristo Redentor. Em celebração ao Dia Mundial da Oração, diversos segmentos religiosos se reuniram para homenagear as vítimas de feminicídio.
O evento também contou familiares de vítimas de feminicídio dos últimos dois anos, que viram os nomes de suas mulheres no telão, e de representantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, que inclui representantes do Estado e do Poder Judiciário. A ação recebeu a presença de 150 pessoas.
Para a atividade, líderes de diferentes religiões prestaram suas homenagens através da orações de acordo com a fé de cada um deles. Pastoras, padres, irmãs, mulheres indígenas, representantes de religiões de matriz africana e budistas compareceram ao ato.
De acordo com a secretária da Mulher, Joyce Trindade, começar o março, o mês da mulher, com um ato em congregação com diversas religiões ajuda na conscientização contra o feminicídio. “Este não é um evento que eu gostaria de fazer, mas é necessário para honrar a memória de todas essas mulheres que tiveram seus sonhos interrompidos apenas por serem mulheres. Eu vou continuar trabalhando para acabar com essa epidemia de feminicídio que estamos vendo acontecer no nosso Rio de Janeiro”, explica.
O ato foi o primeiro de uma série de ações pelo Mês da Mulher, em março de 2023, que terá no próximo dia 08 a ação de cadastro de mulheres para as 8 mil vagas em cursos de capacitação e empregos. O cadastro para as vagas vai acontecer a partir das 7h no Campo de Santana e no Calçadão de Campo Grande.