Acontece entre os dias 4 de março e 1 de abril, a Exposição ‘Esses Anjos |Essas Mulheres’, com curadoria da artista plástica Maria dos Anjos Oliveira, nascida em Nisa, Portugal. A mostra acontece na galeria N1, em Búzios, e reúne as obras de 24 artistas de todo o Brasil. A vernissage aconteceu no dia 4, às 20h.
Cerca de 48 obras que têm em comum as características da cidade que as recebe. “As obras se adequam ao estilo de Búzios. Com cores especiais, modernas e com temática que remete à exuberância da natureza do local. Este local, se destaca por ser um dos balneários mais charmoso do país, em termos de elegância mesmo. Muitos transatlânticos atracam no litoral trazendo muitos estrangeiros”, conta a curadora.
Participam da mostra Eduardo Petry, Eloah Mestieri, Elisabeth Wortsman, Edmundo Cavalcanti, Gisele Faganello, Helenita Teixeira, Henrique Fratini, Jesus Lofrano, Lisete Teresinha Chies, Maria Clara Borbato, Marcos Garcia, Marí S., Maria Alice Furtado, Noêmia Cruz, Rita Camargo, Rosmarie Reifenrath, Santos Lopes, Valéria Aguiar e Vania Gagliardi.
Para a curadora, os artistas reunidos nesta exposição têm obras que seguem uma tenacidade, trazem um pouco de natureza, elegância, charme, sociedade, mundo e alegria. Elas falam entre si, complementam-se.
Sobre Maria dos Anjos Oliveira
Maria dos Anjos, pseudônimo artístico de Maria dos Anjos A. M. de Oliveira, nasceu em Nisa – Portugal. Juntamente com sua família mudou-se, em 1959, para o Brasil, onde formou-se em artes plásticas pela Faculdade Paulista de Belas Artes e em Museologia pela FAAP – Faculdade Armando Álvares Penteado. Aos 25 anos iniciou-se na carreira profissional, participando de várias mostras coletivas e conquistando diversos prêmios de aquisição, medalhas de bronze, prata e ouro.
Sua trajetória internacional registra: Em 1986, a convite da Secretaria de Estado da Cultura, representa o Brasil no projeto Arte Brasileira no Museu de Arte de Taipei, Taiwan. Participou, em 1988, do projeto Arco Latino na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, e da Casa dos Crivos, em Braga (Portugal). Nesse mesmo ano participou, como artista convidada, da primeira exposição Brasil-China, em Pequim. Nos anos de 1991 e 1992, visita o Japão, onde estuda técnicas variadas do papel artesanal e a arte do Sumiê; expõe na Yamaki Art Galerry, em Osaka; na Daimaru Art Gallery, em Shizuoka; na Sogem Art Gallery e na Shinobazu Gallery, em Tókio. Coordenou e integrou, em 1993, o projeto Portugal-Japão, que sob o título “Mares Navegados” reuniu 50 artistas contemporâneos no Museu de Arte Brasileira em São Paulo. No ano 2000, viajou para a Índia a fim de estudar novas técnicas de papel, e participou da mostra “Unfolding Paper II” na Embaixada do Brasil em Nova Delhi. Nesse mesmo ano expõe na FUNARTE em São Paulo, e em Povoa de Varzim (Portugal). Seus trabalhos integram coleções oficiais e particulares de Portugal, França, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Equador, México, China, Japão e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.
Como curadora de arte e produtora cultural, ver apresentando parcerias importantes e realizado coletivas pelo Brasil e mundo afora.
Serviço
Local: Galeria N1 – Shopping N1;
Período: de 4 de março a 1 de abril
Endereço: Av. José Bento Ribeiro Dantas, 1515, Centro. Búzios/ RJ.
Horário: 10h às 22h;
Entrada gratuita