Portella Bar abre as portas para receber a exposição da artista plástica Helen Fernandes, em Santa Teresa

Diário Carioca
Helen Fernande

O Portella Bar abre as portas nesta quinta-feira, 30/03, para receber a exposição Mandacaru Florescendo Novas Cores, da artista visual Helen Fernandes. Há 10 anos no Rio de Janeiro, quatro deles morando em Santa Teresa, a artista busca refletir em suas telas uma visão contemporânea sobre as limitações enfrentadas pelas mulheres na sociedade. A mostra segue em cartaz até 30 de abril no Portella Bar, restaurante situado no Largo dos Guimarães, no coração de Santa Teresa, bairro que respira cultura, arte, música e gastronomia.

Nascida no Amapá, Helen Fernandes sempre sentiu conexão com a pintora mexicana Frida Kahlo e também encontra inspiração nas múltiplas cores, encontradas nas ruas de Santa Teresa, onde vive e produz seus quadros, permeados por traços que dão voz a sentimentos e visões de mundo. “Mulheres são atravessadas fisicamente e emocionalmente de muitas formas. Todas as mulheres têm um pouco de Frida”, revela.

A artista começou a desenhar quando ainda era criança para encontrar paz. A palavra Mandacaru, que dá nome à exposição, foi inspirada em seu avó, que era nordestino e cantava clássicos do compositor e cantor Luiz Gonzaga. ”Minhas linhas são tortas, no meu mundo distorcido enxergo minhas imperfeições. Meus exageros em texturas, meus excessos em emoções”, detalha. Nas telas, os rostos ganham volume e textura.

A exposição está fundamentada no conceito crítico feminista e evidencia em cada obra o modo de representação da artista, por meio das figuras femininas que compõem as relações afetivas e a liberdade de expressão que inspira sua perspectiva sociocultural. Cada pintura remonta a realidade de mulheres potentes que simbolizam o empoderamento feminino diante de um cenário conservador.
 

Serviço

Local: Portella Bar – Rua Paschoal Carlos Magno, 139. Largo dos Guimarães – Santa Teresa, Rio de Janeiro/RJ

Evento: Exposição Mandacaru Florescendo Novas Cores

Data: de 30/03 até 30/04

Horário: todos os dias, exceto terças-feiras, de 11h30 a 1h

Capacidade: 150 pessoas sentadas

Visitas agendadas: visitas agendadas poderão contar com a presença da artista, apresentando pessoalmente inspirações e nuances de cada uma das obras. Guias de turismo estão convidados a conhecer e divulgar a exposição e a trazer grupos ao restaurante para ver conhecer a mostra.

Informações: (21) 2507-5181

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca