Aline (Barbara Reis) e Jonatas (Paulo Lessa). Gentil (Flávio Buraqui), Menah (Camilla Damião) e Jonatas (Paulo Lessa) Divulgação Globo/Paulo Belote e João Miguel JúniorHoje é dia de conhecer a família de Gentil (Flávio Bauraqui). Ele e os filhos Jonatas (Paulo Lessa) e Menah (Camilla Damião) são as pessoas mais próximas de Aline (Barbara Reis) devido ao parentesco com Samuel (Ítalo Martins), o marido da professora que morre logo no começo da história em uma tentativa de invasão de suas terras.
Gentil é um homem simples, trabalhador da terra, que esconde um segredo, ligado a Antônio (Tony Ramos), o maior produtor rural da região de Nova Primavera, onde a trama é ambientada. Com Jussara (Tatiana Tiburcio), a mãe de Aline, ele cultiva um relacionamento do passado. Com a filha Menah, funcionária da escola da região, mantém um apoio incondicional e respeita sua essência e escolhas. Flávio Bauraqui comenta sobre a convivência de seu personagem com os filhos. “Eu acho a relação dessa família muito bonita, é uma relação de amor, de confiança, de diálogo. Existe um jogo aberto nessas relações, uma proteção. Eles se cuidam, se admiram e também se questionam, o que eu acho uma parte bem interessante”.
Jonatas é quem mais apoia a família de Aline após a morte do primo Samuel. Com muito esforço, ele consegue reconstruir a casa que foi incendiada na invasão das terras. Homem bom, idealista, Jonatas apoia Aline – por quem há muito tempo guarda um sentimento secreto – na decisão de cultivar as terras que o marido deixou e se tornar uma produtora rural. Jonatas sempre trabalhou na terra e é capaz de lidar e consertar uma semeadeira. Ele também auxilia Aline a mexer com a terra, o maquinário e, principalmente, conhecer quem pode ajudá-la, afinal, na região nada pode ser feito sem o apoio da cooperativa, que faz a venda de insumos, grãos e coloca a colheita no mercado. Somente os grandes produtores rurais têm poder para negociar diretamente, comprar insumos, estocar sua produção.
Jonatas não é um grande produtor, mas conhece bem o funcionamento dessa engrenagem. “O Jonatas é um cara fundamental em um momento muito difícil da vida da Aline. É uma situação delicada, pois é primo do marido dela, e não consegue deixar de amá-la. Mas precisa guardar isso com ele, segurar esse sentimento. E é um grande incentivador nessa retomada de vida dela. Um personagem que tem uma função muito interessante”, analisa Paulo Lessa.
Na quarta-feira, dia 05 de abril, será a vez de conhecer o núcleo de Tadeu (Claudio Gabriel), presidente da cooperativa da cidade, casado com Gladys (Leona Cavalli) e pai de Graça (Agatha Moreira).
‘Terra e Paixão’ é uma novela criada e escrita por Walcyr Carrasco. A obra é escrita com Márcio Haiduck, Vinícius Vianna, Nelson Nadotti e Cleissa Regina. A direção artística é de Luiz Henrique Rios com direção geral de João Paulo Jabur e direção de Tande Bressane, Jeferson De, Joana Clark, Felipe Herzog e Juliana Vicente. A direção de gênero é de José Luiz Villamarim e a produção é de Raphael Cavaco e Mauricio Quaresma.