13ª ‘PAZcoa das Comunidades’ leva chocolates e esperança para as crianças dos CPXs do Alemão, da Penha e da Maré

Diário Carioca
PAZcoa Das Comunidades - Foto- Igor Albuquerque

Nem a chuva na manhã deste sábado (08) no Rio de Janeiro impediu que fosse realizada a 13ª edição da “PAZcoa das Comunidades”. A iniciativa da ONG Voz das Comunidades proporcionou um momento de alegria e esperança na véspera do feriado. A campanha atingiu sua meta e distribuiu 20 mil chocolates para crianças dos Complexos do Alemão, da Penha e da Maré. 100 voluntários participaram, além de 9 vans para ajudar a realizar a entrega.

Rene Silva, fundador do Voz, explica que, embora essa seja uma ação que dê muito trabalho para ser realizada com sucesso, todo o time fica muito feliz e ansioso para fazê-la acontecer. “Não é só a distribuição de um chocolate, a gente está distribuindo esperança de um futuro melhor para essa garotada diante de tantas adversidades que a gente vive dentro das favelas”, afirma o empreendedor social. 

A equipe de Impacto Social da ONG está há mais de um mês realizando campanhas nas redes sociais, pedindo doações e recrutando voluntários. A junção de esforços tornou tudo mais doce no final.

A voluntária Roberta Meireles, mais conhecida pelos amigos como Betinha, sempre esteve envolvida na campanha. Nas últimas edições ela precisou ausentar-se, quando foi morar na Austrália, mas este ano ela conseguiu comparecer, ainda mais animada do que na primeira vez. “São três anos fora, eu me programei especificamente para voltar nessa época. Essa é uma ação maravilhosa, é muito emocionante. O espírito da Páscoa é isso, é partilhar“, conta Betinha. 

PAZcoa Das Comunidades - Foto- Igor Albuquerque
PAZcoa Das Comunidades – Foto- Igor Albuquerque

Luciene de Souza Rocha mora no Complexo do Alemão, no Loteamento Brasília, e passa por um momento financeiro delicado. O que para alguns pode ser um gesto simples, significa muito para ela, principalmente quando um dos seus filhos pede chocolate e não pode comprar. “Eu fico muito feliz com essa ação do Voz das Comunidades. Eu trabalho para sustentar meus dois filhos, sou manicure, mas eu não tenho condições de ter acesso aos ovos de Páscoa. E o Voz está proporcionando isso, graças a Deus, esse ano. E eu estou muito feliz e agradecida por isso”, relata Luciene, mãe da Michelly, de 14 anos, e do Estevam, de 2 anos. 

A campanha deste ano contou com a doação de última hora de 3 mil chocolates de Bianca Andrade. A empresária e influenciadora digital, que é cria do Complexo da Maré, viabilizou que a ação se estendesse para a localidade. Com a mudança, a equipe do Voz teve que fazer ajustes, como recrutar mais voluntários e chamar mais vans, para que a campanha pudesse alcançar ainda mais crianças. 

PAZcoa Das 'Comunidades - Foto- VILMA RIBEIRo
PAZcoa Das ‘Comunidades – Foto- VILMA RIBEIRO

Além da Boca Rosa, outros famosos contribuíram com a ação, como Luciano Hulk, Fábio Porchat, Teresa Cristina, Sérgio Marone, Paola Carosella, Ingrid Guimarães, André Trigueiro, Teresa Garcia, Andrea Sadi, Sandra Coutinho e Sônia Bridi.

Ainda dá tempo para quem quiser ajudar. As doações para a campanha podem continuar sendo feitas durante a próxima semana, mesmo após a Páscoa. A ONG Voz das Comunidades vai repassar para outras instituições de favelas do Rio que não conseguiram arrecadar o suficiente para suas ações.

Além do PIX, PICPAY e PAYPAL, neste ano, a campanha conseguiu uma parceria com o iFood, e as contribuições puderam ser feitas direto pelo aplicativo na aba “Doações” ou ao finalizar o pedido. Todo o valor arrecadado é repassado integralmente.  

Dados para doar:

PIX: CNPJ 21.317.767/0001-19

PICPAY: @vozdacomunidade

PAYPAL: contato@vozdascomunidades.com.br

iFood: https://ifoodbr.onelink.me/F4X4/vozdascomunidades

Sobre o Voz das Comunidades

Voz das Comunidades é uma ONG e jornal comunitário independente do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Até 2015, já tinha distribuído 10 mil exemplares e contava com um milhão de visitas na página da internet. Seu fundador, Rene Silva, foi escolhido pela Revista Forbes Brasil como “exemplo de um time que está reinventando um país” e em 2018 ganhou o prêmio em Nova York da organização Mipad (Most Influential People Of African Descent), concedido a pessoas afrodescendentes influentes. É possível ser voluntário do portal através do site ou das redes sociais.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca