Divulgação Curta!Através de suas produções originais, o Canal Curta! participa da 28ª edição do ”É Tudo Verdade”, evento dedicado à exibição de documentários – gênero que é o carro-forte do canal. Viabilizadas com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), as duas produções poderão ser assistidas no festival: “1968 — Um Ano na Vida”, de Eduardo Escorel e “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai. As sessões serão presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 13 e 23 de abril. Os documentários estreiam com exclusividade no canal Curta! em 2024.
O documentário “1968 — Um Ano na Vida”, de Eduardo Escorel (“Imagens do Estado Novo – 1937-1945”, “Paulo Moura – Alma Brasileira”, “O Tempo e o lugar”, “Ato de Violência”), faz sua estreia mundial no festival e estará na abertura da programação carioca no dia 13 de abril, com sessão para convidados no Estação NET Botafogo. A obra reúne fatos da vida cotidiana em 1968 — alguns lembrados, outros esquecidos — e é baseado no diário “Lost”, de Silvia Escorel. A própria autora comenta os acontecimentos mostrados no longa. A produção é da Afinal Filmes.
O filme tem exibição para o público carioca na quinta-feira, 13, às 20h, e na sexta-feira, 14, às 17h, ambas na Estação NET Botafogo 1; e, no sábado,15, às 18h30, no Cine Marquise, em São Paulo.
Na competição brasileira de longas e médias-metragens está “Incompatível com a Vida”, de Eliza Capai (do premiado “Espero (Tua) Revolta”, “O Jabuti e a Anta”, “Tão Longe é Aqui” e “Eliza Matsunaga: Era uma Vez um Crime”). A partir do registro de sua gravidez, a diretora conversa com mulheres que tiveram vivências parecidas com a sua, criando um coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam. A produção é da TVA2.
As sessões serão no sábado, 15, às 20h30, no Cine Marquise 1, e quarta-feira, 19, às 19h, na Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo, em São Paulo; e na terça-feira, 18, às 20h, no Estação NET Botafogo 1 e na quarta-feira, 19, às 18h, no Estação NET Rio 3, no Rio de Janeiro.
O festival “É Tudo Verdade” exibirá um total de 72 produções entre longas, médias e curtas-metragens, de 34 países. A programação inclui ainda conferências, debates e sessões em streaming.
Curta!: dez anos de conteúdo relevante, da TV paga ao streaming
Em 2012, o Curta! estreou na TV paga em um contexto de pouco investimento em produções independentes, embora houvesse um cenário de busca por espaços de criação, produção e distribuição dentro do audiovisual brasileiro. A criação do canal foi um verdadeiro divisor de águas nesse panorama, que foi mudando positivamente conforme a legislação fortalecia o setor. Hoje, é mais que um canal na TV paga e contempla também as plataformas de streaming Curta!On – Clube de Documentários, CurtaEdu e TamanduáTV, além do site PortaCurtas, dedicado à produção brasileira de curtas-metragens.
Com 10 anos completados em novembro último, o Curta! se orgulha de ser um grande incentivador do audiovisual brasileiro. Foram 203 projetos viabilizados, de 125 produtoras de todo o Brasil, resultando em 125 longas documentais e 800 episódios de 70 séries, totalizando R$ 124 milhões em investimentos viabilizados pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Perto de 20% dessa safra ainda se encontra em produção, e em breve chegará à grade do canal linear e ao streaming.