A Escola de Artes Visuais do Parque Lage inaugura, no dia 13 de abril de 2023, Gênese, da artista Rose Sergio. Sob curadoria de Adriana Nakamuta, a mostra celebra a geração de alunos artistas da escola.
Da ideia de origem, desenvolvimento de elementos e geração, Gênese foi a palavra escolhida para a produção artística de Rose Sergio. Artista formada pela EAV, Sergio tem uma biografia cultural que se inicia na Escola de Música Villa-Lobos, em 2009, e perpassa pela participação em projetos especiais da EAV como o “Encontro com Artistas”, quando descobriu seu interesse pelo processo plástico-visual e criativo. Motivada por esses encontros, ao concluir, ela ganhou uma bolsa para estudar pintura e, desde então, já foi assistente dos professores Chico Cunha e Alberto Saraiva.
Nesta exposição, as obras de Rose proporcionam janelas de memórias e imagens de um inconsciente indecifrável. Em um processo bastante intuitivo, a artista se deixa guiar pelas próprias formas que as camadas pictóricas vão formando, desenvolvendo e proporcionando matéria. Em resumo, seu processo pode ser definido como um fazer guiado pela expressão plástica de uma das principais matérias da pintura: a tinta.
“Ao convidarmos Rose Sergio para nos brindar com janelas de sonhos, memórias e fantasias pictóricas, inauguramos o calendário expositivo da Galeria EAV em 2023. O espaço celebra a geração de alunos-artistas da escola, fortalecendo nosso campo de ensino e nosso propósito expositivo de tornar públicas a pesquisa e a prática desenvolvidas nesse importante território da arte que é a Escola de Artes Visuais do Parque Lage”, afirma a curadora Adriana Nakamuta.
A importância da trajetória artística de Rose também pode ser destacada com a conclusão do mestrado em Patrimônio e Arte Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Patrimônio e Cultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cujo tema de pesquisa foi a pichação como um movimento de resistência cultural.
Gênese integra o Plano Anual de Atividades da Escola de Artes Visuais do Parque Lage, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Sobre a EAV Parque Lage
A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.
A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional.
A instituição é um equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC).
SERVIÇO:
Gênese, de Rose Sergio
Curadoria: Adriana Nakamuta
Abertura: quinta-feira, 13 de abril de 2023, de 17h às 20h
Encerramento: 11 de junho de 2023
Local: Galeria EAV | Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 2216-8505
Visitação: de quinta a terça, das 10h às 17h (a exposição não abre às quartas). Não é necessário agendamento prévio.Gratuito | Aberto ao público
Classificação livre
Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Instagram: @parquelage