Formalizar uma união estável online, sem que ambos os cônjuges não estejam presentes fisicamente no mesmo local é algo que pode se tornar realidade em breve. Uma nova ferramenta, já em fase de testes, promete inovar e facilitar a vida de milhões de brasileiros que precisam deste e outros serviços que antes só podiam ser realizados presencialmente em cartórios, como casamento ou a assinatura de contratos, entre outras operações. Tudo isso poderá ser firmado de maneira virtual, com segurança e agilidade.
A Identidade Digital do Registro Civil (IdRC) é um serviço eletrônico, com base no Registro Civil Brasileiro, fonte de todos os dados biográficos de cada cidadão. A plataforma possibilitará que qualquer pessoa firme contratos oficiais pela internet. O aplicativo ainda fornece um banco de dados completo para reunir informações documentais de cada indivíduo, incluindo dados biométricos, com a vantagem de que todos poderão ser atualizados de forma global sempre que houver alguma mudança, como a alteração de nome civil após o casamento.
Além de serviços eletrônicos ofertados pelos cartórios de registro civil, a IdRC ainda poderá ser aproveitada por hospitais, sistemas do governo e bancos. Isto porque, contará com login único, que pode ser aproveitado por outras plataformas, facilitando as transações virtuais. “Da mesma forma que hoje é possível logar nas redes sociais usando um identificador único, como uma conta do Google, a pessoa também poderá realizar transações usando o IdRC, que levará todos os dados para as operações que desejar completar virtualmente”, explicou Núbia Lopes, sócia e gestora da CodeBit, startup de tecnologia especializada em terceiro setor que está à frente do projeto.