Ligado à Universidade de Londres, o Instituto Britânico de Direitos Humanos é um dos mais seletos e restritos grupos de cientistas do mundo, tendo em seus quadros apenas reconhecidos professores com relevantes estudos na área do Direito Humanitário, desde sua fundação, que remonta ao século XIX, liderando a vanguarda desta e de várias outras áreas do conhecimento.
Em 2023, o jurista e acadêmico brasileiro Marcelo Henrique tornou-se membro do Instituto Britânico de Direitos Humanos levando consigo a bagagem de mais de 20 anos de atuação na área. Prof. Marcelo é mestre, doutor e PhD em Direitos Humanos e sua primeira linha de pesquisa dentro do instituto será “O Direito Humanitário como elemento principiológico conceitual do ato administrativo”, na versão dele próprio para Língua Portuguesa. O título reflete bem a forma moderada como o professor enxerga os Direitos Humanos, asseverando que “sempre devem ser levados a efeito pelas vias estritas da legalidade e pelos caminhos das garantias que o próprio Estado dispõe.”
Além da vida acadêmica e do magistério, o Prof. Marcelo Henrique também se dedica à Literatura – atualmente em produção de três obras ainda para 2023 –, bem como ao exercício da consultoria jurídica e mentoria em Direito, inclusive com filial do escritório aqui no Rio, no bairro de Ipanema. Em sua consultoria, comanda uma equipe de advogados que atuam, especialmente, em causas que tenham fundamentação no Direito Constitucional. Já a Mentoria em Direito é um programa de aperfeiçoamento e refinamento intelectual destinado a advogados.
No magistério, tem destaque a intensa atuação do professor em ciclos acadêmicos e grupos de estudo, dentro de várias áreas do conhecimento. Dentre os mais conhecidos estão o Recuperação em Foco, que tem como temática o apoio à dependência química, bem como aos transtornos estudantis e profissionais, buscando uma abordagem preventiva juntos a escolas e empresas.
Aos interessados pela obra do Prof. Marcelo Henrique, um endereço certeiro: intelectualidade.online. Isso mesmo, basta digitar intelectualidade.online na barra do seu navegador que já irá acessar o site cujo editor-chefe é o próprio acadêmico e onde ele acaba escrevendo sobre vários assuntos e compartilhando reflexões.
Ficamos por aqui com nossas homenagens ao Professor. É o nosso Brasil – e por que não dizer o nosso Rio de Janeiro – exportando conhecimento para o mundo.