Projeto que visa captar eventos esportivos para o Rio de Janeiro entrou em sua segunda fase, a qual contempla a candidatura da cidade como sede para torneios, jogos, olimpíadas e campeonatos. Para avançar nessa etapa, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB/Visit Rio) se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e dezoito representantes de modalidades esportivas com o objetivo de promover a interlocução entre os Comitês Olímpicos e os atores envolvidos na captação.
O programa é uma parceria da entidade com a Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Esportes por meio de um convênio com a 2IS, consultoria suíça que monitora oportunidades de eventos desse segmento.
“Os eventos esportivos estão no nosso radar desde 2019, quando assinamos um convênio com o COB. E agora, são indispensáveis em nosso calendário. Nossa avaliação é de que os comitês vão desempenhar um papel estratégico nessa etapa do projeto, que tem como objetivo final consolidar a cidade do Rio – que já foi palco de grandes competições – como destino dedicado ao esporte”, declarou Roberta Werner, diretora-executiva do Rio CVB/Visit Rio.
Para além das oportunidades identificadas pela 2IS, o secretário de Esportes do município, Guilherme Schleder, destacou que a interlocução com os comitês pode contribuir também para a captação de eventos de pequeno porte. “A consultoria aponta torneios de prestígio mundial, o que muito nos interessa. Mas elencamos uma série de eventos que poderiam ser realizados ainda este ano, com apoio direto da Prefeitura, sem a necessidade de articulação com outros órgãos. Eventos de pequeno porte também são importantes para a cidade”, disse.
“A reunião foi muito bem sucedida em seu objetivo de promover uma aproximação entre o Movimento Olímpico e o Rio CVB/Visit Rio. A Prefeitura do Rio deseja criar facilidades para que eventos esportivos possam acontecer na cidade, que possui estruturas de nível olímpico. A partir de agora, cada confederação vai tratar diretamente com o Rio CVB/Visit Rio”, explicou Rogério Sampaio, diretor-geral do COB.
Jodson Eddington, presidente do Comitê Brasileiro de Tiro Esportivo (CBTE) contou que o projeto já está trazendo oportunidades para a modalidade. “Estamos em contato com o Rio CVB/Visit Rio e o diálogo tem sido bastante proveitoso. Com a orientação da equipe, estamos trabalhando na candidatura da cidade para o Campeonato Mundial de Tiro Esportivo em 2025”, disse.
Também participaram da reunião representantes das modalidades Triathlon, Taekwondo, Esgrima, Desportos Aquáticos, Pentatlo Moderno, Ginástica, Wrestling, Basketball, Atletismo, Judô, Voleibol, Golfe, Remo, Canoagem, Rugby, Desportos na Neve e Escalada Esportiva.
Sobre o projeto
O primeiro diagnóstico do “Mapa de Oportunidades para o Rio de Janeiro sediar eventos esportivos nos próximos 10 anos” aponta que a cidade estaria apta a receber 73 torneios de prestígio mundial e foi apresentado em janeiro, em uma cerimônia no Palácio da Cidade. No radar, eventos de impacto mundial, como o Mundial de Futebol Feminino, Basquete Masculino e Feminino, Vôlei, Hipismo, Ciclismo e Atletismo, além dos Jogos Pan-Americanos e da Copa dos Presidentes (Golfe). Segundo estimativa do Rio CVB/Visit Rio, se o Rio de Janeiro conseguir atrair os dez eventos mais relevantes da lista, isso poderia representar, em uma década, um incremento de cerca de R$ 15 bilhões na atividade econômica local.