Vendas de fitas cassete atingem alta em 20 anos

Diário Carioca

As vendas de fitas cassete atingiram seu nível mais alto em 20 anos, de acordo com uma nova pesquisa.

LEIA MAIS: As vendas físicas e de vinil estão crescendo agora – mas por quê? como Rádio X relatório, a British Phonographic Industry (BPI) descobriu que a popularidade do formato aumentou por 10 anos consecutivos. As vendas de fitas cassete, no entanto, continuam muito abaixo das vendas de discos de vinil.

O número total de vendas de fitas cassete aumentou de 3.823 em 2012 para mais de 195.000 em 2022.

Diz-se que o aumento foi impulsionado por lançamentos recentes de grandes artistas como Arctic Monkeys, Harry Styles e Florence + the Machine.

De acordo com o BPI, todos os 20 cassetes mais vendidos do ano passado foram lançados em 2022.

Mark Burgess, fundador da Flashback Records no norte de Londres, disse Notícias da Sky que as vendas de cassetes “dispararam” em sua loja após uma pandemia.

Ele disse que o formato da velha escola atraiu os fãs de música mais jovens, em particular devido à sua “coletividade”.

Fitas cassete. CRÉDITO: Alamy “Como os cassetes são de formato menor, fica mais fácil montar uma coleção”, explica. “Além disso, as pessoas gostam de ter um álbum de música sequenciado da maneira que o artista pretendia originalmente.”

Em 2022, o vinil vendeu mais que o CD pela primeira vez em 35 anos, revelaram os números divulgados em janeiro.

De acordo com a porta-voz do BPI, Paul Williams, as fitas cassete estão passando por um ressurgimento semelhante.

“Não muito tempo atrás, as pessoas conseguiram descartado o cassete, mas acho que você precisa aprender as lições do mercado de vinil, que teve um renascimento incrível”, disse ele. “É algo em um nível inferior, mas está conectado agora com os cassetes.”

como NMESam Moore escreveu em fevereiro: “Para muitos artistas, a atração de lançar suas músicas em vinil, CD ou cassete gira em torno da noção de promover sua criatividade e, é claro, promover uma conexão mais física com seus fãs.”

Em 2020, o baterista do Glass Animals, Joe Seaward, disse NME que, para sua banda, a chance de lançar o álbum ‘Dreamland’ em fita cassete foi “uma ótima desculpa para fazer algo bonito que as pessoas possam ter como uma obra de arte”.

“As pessoas estão assistindo programas de TV antigos, filmes e ouvindo músicas antigas”, explicou Seaward, citando a tendência da “nostalgia”. Ele acrescentou: “Acho que isso pode ter a ver com o fato de o cassete estar ressurgindo um pouco”.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca