RIO DE JANEIRO, ABRIL DE 2023 – Durante a sessão plenária de terça-feira, 25/04, os vereadores derrubaram o veto total do Poder Executivo ao PL nº 639-A/2021, que tomba, por seu relevante valor histórico, cultural, desportivo e social, o imóvel que abriga o Riachuelo Tênis Clube. No total foram 32 vereadores que votaram pela derrubada do veto, e 12 pela sua manutenção.
Com isso, a lei com o tombamento do clube será promulgada pelo presidente da Câmara do Rio. O vereador Marcio Ribeiro (Avante), autor da proposta, revelou que o clube fez parte da sua infância e juventude, além de fazer parte da memória afetiva:
“O tombamento impede que você venda o imóvel para uma outra finalidade, que use o espaço do clube para especulação imobiliária, para daqui a pouco ter mais um prédio sendo construído numa área que abriga um ginásio, uma piscina semiolímpica. E esse espaço espaço que poderia hoje estar abrigando um monte de crianças, jovens e senhoras praticando esportes. Isso não acontece porque a administração é ruim, se fosse boa já teria colocado o clube para funcionar, e ele já está fechado há cinco anos”, disse o parlamentar.
O vereador Edson Santos (PT) acredita que os clubes de bairro possuem um importante papel para quem reside nas suas proximidades. “Os moradores estão com carência de espaços para interagir, para se associar, para conhecer e, com isso, ter um clima de mais civilidade na cidade do Rio de Janeiro”, declarou Santos.