Pesquisa da Fecomércio RJ mostra que expectativa dos empresários aumenta em relação ao futuro, mas inadimplência ainda preocupa

Diário Carioca
Photo by Florencia Potter on Pexels.com

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) feita com 327 empresários do comércio de bens, serviços e turismo, entre os dias 3 e 10 de abril, mostra que a expectativa geral aumentou em relação a março. A elevação foi provocada pela situação futura, apesar de o indicador presente ainda preocupar.

A situação futura, que mede o sentimento do empresariado em relação aos próximos três meses, subiu de 113,9 pontos para 117,3, puxado pelo emprego, com 98,8 pontos contra 94,7 de março. Esse desempenho foi o principal responsável pela elevação do índice geral de abril (102,5 pontos) para o mês passado (101,6).

A situação presente ainda preocupa. Seu índice caiu de 83,2 pontos em março para 80,3 agora em abril. De acordo com a pesquisa, a inadimplência na situação presente exige cautela. Neste mês, 29,6% ficaram inadimplentes ou muito inadimplentes, contra 28,9% de março. Os poucos inadimplentes na nova sondagem são 21,7%. No mês anterior, o percentual era 20,2%. Já os que ficaram sem dívidas o percentual caiu de 51% (março) para 48,6% (abril).

“A situação futura voltou a ser destaque positivo em abril e fez com que o indicador geral de expectativa dos empresários do comércio apresentasse alta. Porém, no presente a inadimplência preocupa e exige cautela”, explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca