A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage, na Zona Sul do Rio de Janeiro, inaugura, no dia 4 de maio de 2023, Aqui o mal ao menos de impostura prescinde, exposição individual do artista e professor David Cury. Sob curadoria do próprio, a mostra apresenta instalações e intervenções inéditas que ele vem desenvolvendo há mais de vinte anos.
De acordo com Cury, o eixo comum é uma polarizada articulação — conceitual e material — entre questões intrínsecas à arte contemporânea internacional e outras diretamente associadas à vida brasileira.
Para a EAV Parque Lage, David propõe este trabalho inédito e dividido em dois segmentos. O primeiro, que dá título à exposição, ocupa as Cavalariças; o segundo, nomeado como “O Bem é incorrigível”, age no espaço da Capelinha, propondo uma contraposição reflexiva.
Em jogo, respectivamente, episódios emblemáticos de nossa história social e política recente, além da proposição do poeta russo Boris Pasternak (1890-1960), que caiu em desgraça sob a ditadura comunista soviética: “A arte tem duas preocupações constantes e intermináveis: sempre medita sobre a morte ― daí, portanto, sempre criar vida. Toda grande e genuína arte se assemelha e dá continuidade à revelação de São João”.
“Cruzando textualidade e escultura, ‘Aqui o Mal ao menos de impostura prescinde’ intenta uma paisagem cívica de sinal negativo envolvendo três das formas de violência estrutural à vida no país: social, moral e de Estado. Em lugar de arte política, uma irrecorrível política da arte”, comenta o artista e curador.
“A instalação de David Cury problematiza o espaço do cubo branco, instaurando um outro espaço, inóspito ao corpo. Contudo, nos induz a arriscar o olhar sobre outra perspectiva, duplamente real e transcendental”, reflete Alberto Saraiva, diretor da EAV.
Sobre o artista
David Cury é artista visual. Mestre em Artes Visuais (UFRJ) e Especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-Rio), desde 2005 é orientador da oficina Antiformas de intervenção na EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha.
Atua em suportes e meios diversos. Entre instalações e intervenções, realizou: “Corumbiara não é Columbine” (Europalia/BozarMuseum, Bruxelas, 2011), “É com o sexo que os homens se deitam, pedindo como anões o seu Ascenso” (Fromthemargintotheedge/SomersetHouse, Londres, 2012). Em 2013 e 2014, recebeu indicação ao Prêmio da Fundação Cisneros para Arte Latino-Americana, sediada em Miami.
Sobre a EAV Parque Lage
A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.
A EAV Parque Lage configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, a EAV busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com o circuito de arte nacional e internacional.
A instituição é um equipamento vinculado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC).
SERVIÇO:
Aqui o mal ao menos de impostura prescinde, de David Cury
Abertura: quinta-feira, 4 de maio de 2023, de 19h às 21h
Encerramento: 2 de julho de 2023
Local: Capelinha e Cavalariças | Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414
Rio de Janeiro | RJ
Tel: (21) 2216-8505
Visitação: de quinta a terça, das 10h às 17h (a exposição não abre às quartas). Não é necessário agendamento prévio.Gratuito | Aberto ao público
Classificação livre
Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/
Instagram: @parquelage