SNAPPER ROCKS, Gold Coast / Austrália (Quarta-feira, 10 de maio de 2023) – Dez surfistas da América do Sul passaram para a terceira fase do Boost Mobile Gold Coast apresentado por GWM, que está abrindo o World Surf League (WSL) Challenger Series 2023 na Austrália. Um dos destaques da quarta-feira foi Samuel Pupo, que fez o segundo maior somatório do dia nas direitas de Snapper Rocks. O número 1 do mundo esse ano, João Chianca, e mais quatro brasileiros também venceram suas baterias, com outros dois avançando em segundo lugar, assim como os peruanos Miguel Tudela e Lucca Mesinas. Apenas quatro foram eliminados.
Duas baterias da segunda fase feminina fecharam a quarta-feira e a da Silvana Lima ficou para abrir a quinta-feira, às 7h30 na Austrália, 18h30 da quarta-feira no Brasil, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com. Além da cearense, a também brasileira Luana Silva e a peruana Sol Aguirre, são as outras sul-americanas que vão disputar classificação para as oitavas de final. Silvana vai abrir o dia enfrentando as australianas Sophie McCulloch e India Robinson e a japonesa Nanaho Tsuzuki.
O Brasil também participou da primeira bateria na quarta-feira de boas ondas de 3-4 pés em Snapper Rocks. E foi em dose dupla, com Lucas Silveira avançando em segundo lugar no confronto vencido pelo japonês Hiroto Ohhara. Já o top do CT 2023, Caio Ibelli, terminou em último lugar. Depois, Alejo Muniz também foi barrado em sua estreia no Boost Mobile Gold Coast Pro, mas logo vieram as primeiras vitórias brasileiras na sétima e oitava baterias.
A primeira foi com Jadson André, que está voltando a competir depois da lesão sofrida em Pipeline, na primeira etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) no Havaí. Ele agora tenta recuperar a vaga perdida no corte da elite no meio da temporada pelo Challenger Series, que classifica dez surfistas para o CT 2024. Na disputa seguinte, novamente dois brasileiros entraram no mar e só passou um. O número 1 do mundo esse ano, João Chianca, confirmou o favoritismo e venceu a bateria, mas o jovem Ryan Kainalo perdeu em último.
“No ano passado, quando eu vim para cá, tinha acabado de sair do CT e estava mal de cabeça”, relembrou João Chianca. “Então é bom estar aqui este ano, me sentindo mais relaxado, para poder aproveitar um pouco mais dessa onda incrível de Snapper. É engraçado como as coisas mudam na vida. No ano passado, meu amigo Samuel (Pupo) esteve aqui comigo me apoiando e agora sou eu que estou apoiando ele e espero que volte logo ao CT”.
Assim como Jadson André, Samuel Pupo e Michael Rodrigues também foram cortados da elite em Margaret River e estrearam com vitórias no Boost Mobile Gold Coast Pro apresentado por GWM. O Samuca destruiu a sua bateria, fazendo o maior somatório do campeonato até ali. Ele totalizou 15,24 pontos, com as notas 8,17 e 7,07 das melhores ondas que surfou com seu ataque de frontside nas direitas de Snapper Rocks.
“Tem sido bem difícil lidar com esse corte, de ter saído do CT”, disse Samuel Pupo. “Mas, nós não temos tempo para lamentar e precisamos seguir em frente, então é isso que estou fazendo e consegui surfar muito bem hoje. Estou aqui com o meu melhor amigo, o João (Chianca), que viveu essa mesma situação no ano passado e agora é o número 1 do mundo. Então, estou usando isso como inspiração para mim e é sempre bom estar aqui na Gold Coast. Eu amo este lugar, as ondas são perfeitas e espero conseguir a vitória aqui”.
O também paulista Edgard Groggia passou junto com Samuel Pupo, numa dobradinha brasileira sobre os franceses Justin Becret e Marc Lacomare. Os 15,24 pontos do Samuca só foram ultrapassados pelo indonésio Rio Waida, que escapou do corte e permaneceu na elite do CT 2023. Ele fez um novo recorde de 17,47 pontos para o Boost Mobile Gold Coast, com as notas 8,87 e 8,60 das primeiras ondas que surfou na 13.a das 16 baterias da segunda fase. Nela estava Deivid Silva, que ficou em último e foi eliminado em 49.o lugar.
Depois, vieram três vitórias brasileiras seguidas para fechar a competição masculina na quarta-feira, com Michael Rodrigues na 14.a bateria, Leo Casal na 15.a e Mateus Herdy na 16.a. Antes, os dois representantes do Peru tinham se classificado em segundo lugar nas suas baterias. O atual campeão sul-americano, Miguel Tudela, barrou os australianos Ryan Callinan e Kalani Ball na disputa vencida pelo francês Timothe Bisso. E Lucca Mesinas também avançou junto com um francês, Jorgann Couzinet.
VAGAS NAS OITAVAS – Os dez sul-americanos que passaram pela segunda fase na quarta-feira, agora vão disputar classificação para as oitavas de final do Boost Mobile Gold Coast Pro. Em quatro baterias, serão dois tentando classificação dupla contra dois surfistas de outros continentes. Apenas dois competirão sozinhos, como Lucas Silveira na segunda bateria com o português Frederico Morais, o australiano Jacob Willcox e o sul-africano Adin Masencamp.
Depois, vem três baterias seguidas com participação dupla. Na quarta, tem quatro surfistas que iniciaram a temporada 2023 na elite do CT, o líder do ranking, João Chianca, e três que saíram no corte em Margaret River, Jadson André, o americano Nat Young e o australiano Jackson Baker. Na quinta bateria, está o peruano Lucca Mesinas e o brasileiro Edgard Groggia, com o havaiano Ezekiel Lau e o francês Timothe Bisso. E na sexta, Samuel Pupo e o peruano Miguel Tudela enfrentam o australiano Dylan Moffat e outro francês, Jorgann Couzinet.
Na sétima bateria, Michael Rodrigues encara o recordista absoluto do Boost Mobile Gold Coast Pro, Rio Waida, da Indonésia, o australiano Morgan Cibilic e o havaiano Keanu Asing. E na oitava, Mateus Herdy e Leo Casal disputam as duas últimas vagas para as oitavas de final com o californiano Crosby Colapinto e o havaiano Jackson Bunch. Mas, antes dos homens, tem as mulheres tentando classificação para as oitavas de final, as brasileiras Silvana Lima e Luana Silva e a peruana Sol Aguirre.
O Boost Mobile Gold Coast apresentado por GWM é a primeira das seis etapas que vão definir os 10 homens e 5 mulheres que irão completar a elite da World Surf League que iniciará a temporada 2024 no Championship Tour (CT). O Challenger Series começa com duas etapas seguidas na Austrália, depois passa pela África do Sul, Estados Unidos, Portugal, para fechar a lista das classificações para o CT 2024 no Brasil. O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil nos dias 14 a 21 de outubro na Praia de Itaúna, é a última etapa do Challenger Series esse ano.
RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA NO BOOST MOBILE GOLD COAST:
SEGUNDA FASE – entrada dos 48 cabeças de chave:
——–3.o=33.o lugar (700 pts) e 4.o=49.o lugar (600 pts)
1.a: 1-Hiroto Ohhara (JPN), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Conner Coffin (EUA), 4-Caio Ibelli (BRA)
2.a: 1-Jarvis Earle (AUS), 2-Jacob Willcox (AUS), 3-Jake Marshall (EUA), 4-Kade Matson (EUA)
3.a: 1-Adin Masencamp (AFR), 2-Imaikalani Devault (HAV), 3-Maxime Huscenot (FRA), 4-Te Kehukehu Butler (NZL)
4.a: 1-Frederico Morais (PRT), 2-Evan Geiselman (EUA), 3-Joshua Burke (BRB), 4-Callum Robson (AUS)
5.a: 1-Mikey McDonagh (AUS), 2-Nat Young (EUA), 3-Alejo Muniz (BRA), 4-Sheldon Simkus (AUS)
6.a: 1-George Pittar (AUS), 2-Jackson Baker (AUS), 3-Joan Duru (FRA), 4-Adur Amatriain (ESP)
7.a: 1-Jadson André (BRA), 2-Reef Heazlewood (AUS), 3-Carlos Munoz (CRC), 4-John Mark Tokong (PHL)
8.a: 1-João Chianca (BRA), 2-Jett Schilling (EUA), 3-Joel Vaughan (AUS), 4-Ryan Kainalo (BRA)
9.a: 1-Timothe Bisso (FRA), 2-Miguel Tudela (PER), 3-Ryan Callinan (AUS), 4-Kalani Ball (AUS)
10: 1-Ezekiel Lau (HAV), 2-Dylan Moffat (AUS), 3-Marco Mignot (FRA), 4-Shion Crawford (HAV)
11: 1-Samuel Pupo (BRA), 2-Edgard Groggia (BRA), 3-Justin Becret (FRA), 4-Marc Lacomare (FRA)
12: 1-Jorgann Couzinet (FRA), 2-Lucca Mesinas (PER), 3-Ketut Agus (IND), 4-Dimitri Poulos (EUA)
13: 1-Rio Waida (IND), 2-Jackson Bunch (HAV), 3-Kauli Vaast (FRA), 4-Deivid Silva (BRA)
14: 1-Michael Rodrigues (BRA), 2-Crosby Colapinto (EUA), 3-Brodi Sale (HAV), 4-Eithan Osborne (EUA)
15: 1-Leo Casal (BRA), 2-Morgan Cibilic (AUS), 3-Cole Houshmand (EUA), 4-Kolohe Andino (EUA)
16: 1-Mateus Herdy (BRA), 2-Keanu Asing (HAV), 3-Oney Anwar (IND), 4-Connor O´Leary (AUS)
SEGUNDA FASE FEMININA – 1.a e 2.a avançam para as Oitavas de Final:
——–3.a=17.o lugar (1.900 pts) e 4.a=25.o lugar (1.700 pts)
1.a: 1-Nyxie Ryan (AUS), 2-Stephanie Gilmore (AUS), 3-Pauline Ado (FRA), 4-Mia Huppatz (AUS)
2.a: 1-Sierra Kerr (AUS), 2-Nikki Van Dijk (AUS), 3-Ariane Ochoa (ESP), 4-Bronte Macaulay (AUS)
PRÓXIMAS BATERIAS DO BOOST MOBILE GOLD COAST PRO:
SEGUNDA FASE – 1.a e 2.a avançam para as Oitavas de Final:
——–3.a=17.o lugar (1.900 pts) e 4.a=25.o lugar (1.700 pts)
3.a: Sophie McCulloch (AUS), India Robinson (AUS), Silvana Lima (BRA), Nanaho Tsuzuki (JPN)
4.a: Macy Callaghan (AUS), Sarah Baum (AFR), Ellie Harrison (AUS), Moana Jones Wong (HAV)
5.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Amuro Tsuzuki (JPN), Tessa Thyssen (FRA), Francisca Veselko (PRT)
6.a: Alyssa Spencer (EUA), Vahine Fierro (FRA), Carolina Mendes (PRT), Sol Aguirre (PER)
7.a: Teresa Bonvalot (PRT), Luana Silva (BRA), Yolanda Hopkins (PRT), Zahli Kelly (AUS)
8.a: Isabella Nichols (AUS), Sawyer Lindblad (EUA), Erin Brooks (CAN), Kobie Enright (AUS)
TERCEIRA FASE MASCULINA – 1.o e 2.o avançam para as Oitavas de Final:
——–3.o=17.o lugar (1.900 pts) e 4.o=25.o lugar (1.700 pts)
1.a: Hiroto Ohhara (JPN), Jarvis Earle (AUS), Imaikalani Devault (HAV), Evan Geiselman (EUA)
2.a: Lucas Silveira (BRA), Jacob Willcox (AUS), Adin Masencamp (AFR), Frederico Morais (PRT)
3.a: Mikey McDonagh (AUS), George Pittar (AUS), Reef Heazlewood (AUS), Jett Schilling (EUA)
4.a: João Chianca (BRA), Nat Young (EUA), Jackson Baker (AUS), Jadson André (BRA)
5.a: Ezekiel Lau (HAV), Lucca Mesinas (PER), Edgard Groggia (BRA), Timothe Bisso (FRA)
6.a: Samuel Pupo (BRA), Jorgann Couzinet (FRA), Miguel Tudela (PER), Dylan Moffat (AUS)
7.a: Rio Waida (IND), Michael Rodrigues (BRA), Morgan Cibilic (AUS), Keanu Asing (HAV)
8.a: Mateus Herdy (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Leo Casal (BRA), Jackson Bunch (HAV)