O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) realizou hoje (11.05) uma grande operação de vistoria técnica em cerca de 150 edificações de oficinas e garagens de empresas de ônibus, localizadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da ação foi verificar e cumprir o Decreto Estadual Nº 42 de 17 de Dezembro de 2018 e suas legislações complementares, que estabelecem normas de segurança contra incêndio e pânico.
Durante a ação, 55 locais foram notificados para se regularizarem junto ao CBMERJ e dois multados por não terem cumprido as exigências impostas em notificações emitidas anteriormente pela corporação. Além disso, um galpão foi interditado por apresentar condições que caracterizavam “perigo sério e iminente” de causar danos. A edificação fica localizada no Caju, bairro da Zona Portuária do Rio de Janeiro.
– Diante dos últimos acontecimentos, principalmente o incêndio de grande proporção em uma garagem de ônibus em Petrópolis, o Corpo de Bombeiros do Rio planejou uma força-tarefa para a vistoria desses locais. Vamos atuar fortemente no sentido de resguardar a população de possíveis tragédias – afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro