Pintor americano expõe no Rio de Janeiro individual sobre afrofuturismo

Diário Carioca
Steve R. Allen (Babi Reis) (5)

Reconhecido internacionalmente, o pintor autodidata americano Steve R. Allen inaugura sua primeira individual no Rio. “Afrofuturismo e Ancestralidade” entra em cartaz no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), na Gamboa. São nove obras de arte e um painel adesivado de 3,75 x 3,5m, instalados na sala Mercedes Batista.

A mostra celebra a originalidade do equilíbrio de cores, formas, motivos e padrões em fractal nas suas composições de engenhosidade geométrica. O museu nacional dos EUA, o Smithsonian Institution National Museum of African American History and Culture, adquiriu quatro das pinturas originais de Steve como parte de sua fundação e exposição permanente.

Steve R. Allen (Babi Reis)
Steve R. Allen (Babi Reis)

Num momento quando muitas casas de umbanda e candomblé têm ritos de pretos velhos para comemorar a abolição da escravatura, o Muhcab se vê comemorando a liberdade de pessoas escravizadas expondo o afrofuturismo, uma forma de olhar a diáspora africana do futuro. Reviver reinados, pensamentos, validar artistas etc…

O Muhcab é um dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal de Cultura do Rio, um dos 15 pontos da Pequena África.

Steve R. Allen (Babi Reis)
Steve R. Allen (Babi Reis)

O Muhcab foi aberto ao público em novembro de 2021 pela Prefeitura do Rio – via Secretaria Municipal de Cultura – no imóvel onde funcionou o Centro Cultural José Bonifácio, na Gamboa. Vizinho ao Cais do Valongo, na Gamboa, é um dos dos 15 pontos de memória que compõem a Pequena África, na Região Portuária. 

O Museu foi criado em 2017, via decreto, mas nunca tinha sido aberto para o público. O acervo ali guarda aproximadamente 2,5 mil itens, entre pinturas, esculturas e fotografias, além de trabalhos de artistas plásticos contemporâneos, que dialogam com o espaço. A atual gestão da Secretaria Municipal de Cultura executou a limpeza e o restauro das calhas para impedir vazamentos. As peças passaram por higienização, algumas também por pequenos restauros e ou ganharam uma nova moldura. 

Steve R. Allen (Babi Reis)
Steve R. Allen (Babi Reis)

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab): Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa (@muhcab.rio). Ter a dom, das 10h às 17h. De 13/05 a 24/06. Grátis. Livre.

*15 PONTOS DA PEQUENA ÁFRICA*

1. Cais do Valongo, Patrimônio Mundial 

2. Mercado de escravos do Valongo

3. Cemitério dos Pretos Novos – Instituto dos Pretos Novos – IPN

4. Muhcab (antiga Escola José Bonifácio)

5. Praça da Harmonia – interpreta as Barricadas da Revolta da Vacina

6. Sindicatos e associações negras – Sociedade da Resistência dos Trabalhadores do Trapiche e Café

7. Casa de Machado de Assis

8. Mirante da Pequena África

9. Largo do Depósito/Praça dos Estivadores

10. Trapiches e atividades portuárias da Rua da Saúde

11. Pedra do Sal, Quilombo da Pedra do Sal e Rua São Francisco da Prainha

12. Zungu Largo de São Francisco da Prainha

13. Igreja São Francisco da Prainha

14. Praça Mauá

15. Igreja de Santa Rita

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca