Em comemoração à 21ª Semana Nacional de Museus (De 15 a 21 de maio), o Memorial às Vítimas do Holocausto, localizado no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo, realiza um bate papo com o arquiteto e urbanista André Orioli, responsável pelo projeto arquitetônico do Espaço, com mediação da Sofia Levy, Diretora Educacional do Memorial. A conversa sobre os aspectos conceituais que nortearam a construção do Memorial será realizada nesta sexta, 19 de maio, às 15h, com entrada franca e inscrições pelo Sympla.
O público presente também pode conferir a exposição permanente, que se integra à praça externa com o Monumento a céu aberto de 20 metros de altura que relembra os Dez Mandamentos. No subsolo, se destaca o “Centro Vida”, área que traz frases marcantes de vítimas e sobreviventes do Holocausto, além dos três módulos que recriam a vida cotidiana “Antes”, “Durante” e “Depois” do Holocausto, inspirada nas experiências das pessoas que foram perseguidas pelo nazismo no período.
Os visitantes também podem conhecer a Varanda dos Direitos Humanos, novo espaço que abriga obras inéditas especialmente pensadas para complementar a conceituação da exposição de longa duração do Memorial e propor uma reflexão sobre o Holocausto e os modos de opressão que ainda são exercidos na atualidade.
Mídias sociais – Memorial às Vitimas do Holocausto:
Serviço:
Endereço: Alameda Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Botafogo.
Acesso pela Rua General Severiano.
Horário de funcionamento da exposição: Quinta a domingo, das 10h às 17h
Classificação indicativa: 12 anos
Horário de funcionamento do Parque Yitzhak Rabin: Todos os dias, de 8h às 22h
Ingressos: gratuitos e devem ser retirados pelo site da Sympla