Fim de semana no Rio de janeiro tem shows de Caetano Veloso, Liniker, BaianaSystem e Bala Desejo na Praia de Copacabana

Diário Carioca
Caetano Veloso, Liniker, BaianaSystem e Bala desejo se apresentam no segundo fim de semana do TIM Music Rio, em Copacabana

A segunda semana do TIM Music Rio, maior festival gratuito de música do Brasil, começa no próximo sábado, dia 27, com um dos maiores nomes da música brasileira. Caetano Veloso leva para as areias da Praia de Copacabana o show de sua turnê atual: #MeuCoco. No setlist, sucessos como “Sampa”, “Muito Romântico” (composta para Roberto Carlos), “Cajuína”, “Leãozinho”, “Lua de São Jorge”, “Menino do Rio”, “Odara” e “Reconvexo”, com a qual o compositor reverencia a mãe Dona Canô.

Antes, a banda Bala Desejo, formada pelos cantores e compositores Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra, abre a festa com seu som que mistura bossa-nova, indie pop, música tropicalista, pop rock e MPB. No dia seguinte, domingo, 28 de maio, último dia de festival, a cantora e compositora Liniker sobe ao palco, interpretando músicas de seu repertório como “Zero”, “Baby 95” e “Bem Bom”. Em seguida, em uma fusão do gênero jamaicano com acordes afro-brasileiros, o BaianaSystem encerra o festival com seu show repleto de simbolismos, com sucessos como “Sulamericano”, “Reza Forte”, “Duas Cidades”, entre outros.

Primeiro fim de semana

O primeiro fim de semana do TIM Music Rio teve shows memoráveis. No sábado, a rainha do axé Daniela Mercury trouxe para o Rio de Janeiro o show de sua turnê “Baiana” com um repertório que traz canções novas como “Mulheres do Mundo” e “Bombinha”, a carnavalesca “Soteropolitanamente”, além de sucessos como “Maimbê Dandá” e “Ilê Pérola Negra”. Com a frase “Somos todas filhas de Rita Lee”, Daniela encerrou um discurso emocionado em homenagem à roqueira e, acompanhada pelo público, cantou “Mutante”, música gravada por ela em 2002.

Daniela Mercury fez homenagem a roqueira Rita Lee no primeiro sábado do TIM Music Rio
Daniela Mercury fez homenagem a roqueira Rita Lee no primeiro sábado do TIM Music Rio

O início da festa ficou a cargo dos cariocas do Monobloco. Liderados por Pedro Luiz e Celso Alvim, os ritmistas agitaram o públicocom canções clássicas do seu repertório como “Vou Festejar”, “Descobridor dos sete mares”, “Toda forma de amor”, “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “É Hoje”. E, como já é tradição em suas apresentações, receberam duas convidadas: as cantoras e compositoras Juliana Linhares e Aline Paes.


O dia seguinte, domingo, 21, foi marcado por um encontro de gerações. Pretinho da Serrinha comandou uma roda de sambae recebeu um convidado ilustre: Jorge Aragão.Juntos, os artistas fizeram o público cantar sucessos como “Sorriso Negro”, “Deixe de Lado”, “Tô Carente”, “Eu e Você” e “Lucidez”.

Roda de samba com Pretinho da Serrinha e Jorge Aragão abriu os shows de domingo no TIM Music Rio
Roda de samba com Pretinho da Serrinha e Jorge Aragão abriu os shows de domingo no TIM Music Rio

Encerrando a noite, Matuê, um dos maiores nomes do trap nacional da atualidade, fez, segundo ele, o maior show de sua carreira: “Sem palavras! Quebramos tudo, rapaziada. E a galera veio em peso. Acho que nunca vi 100 mil pessoas na minha frente. Salve Rio de Janeiro, estamos juntos!”, disse o artista no fim do espetáculo..

Matuê reuniu um público de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana no primeiro
domingo do TIM Music Rio
Matuê reuniu um público de 100 mil pessoas na Praia de Copacabana no primeiro domingo do TIM Music Rio

TIM e música

A TIM retomou, no ano passado, sua plataforma de música, depois de um breve hiato provocado pela pandemia. A operadora sempre foi reconhecida como grande incentivadora de projetos musicais no Brasil e o retorno das ações foi marcado, principalmente, pelo patrocínio de grande sucesso ao Rock in Rio Brasil 2022. Durante o evento, a marca foi a segunda mais comentada das redes sociais, com 85 mil menções. Foram destaques ainda iniciativas como o TIM Music Rio – maior festival gratuito de música, realizado na Praia de Copacabana; o Festival TIM Music Mulheres Positivas, para exaltar o talento de grandes cantoras; e o TIM Music Maranhão, primeiro projeto proprietário no Nordeste.

Em 2023, a operadora patrocinou o Festival de Verão de Salvador, realizando o primeiro grande evento 5G do Nordeste. No Carnaval, conectou com a rede de quinta geração três das principais festas do Brasil: Marquês de Sapucaí (Rio de Janeiro), Recife (Pernambuco) e o circuito Barra-Ondina (Salvador). A ação mais recente foi a segunda edição do TIM Music Noites Cariocas, no Morro da Urca.


Novo Traço

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do TIM Music Rio, se destacam em seu portfólio outros projetos para a empresa de telecom, como o Festival Mulheres Positivas e TIM Music Maranhão. A Novo Traço também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, Prudential Concerts, entre outros.

SERVIÇO

Datas: 20, 21, 27 e 28 de maio de 2023

Local: Praia de Copacabana, altura do Posto 4, RJ

Abertura: 16h

Encerramento: 20h

Gratuito


Acessibilidade: O espaço é equipado com banheiros adaptados, rampas e um espaço dedicado para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Os shows contarão com intérpretes de libras.

Informações gerais:

A estrutura contará com 40 banheiros químicos e dois postos médicos no canteiro central da avenida Atlântica

PROGRAMAÇÃO 2º FIM DE SEMANA

27 de maio, sábado – 16h

Bala Desejo

Caetano Veloso

28 de maio, domingo – 16h

Liniker

BaianaSystem

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca