O setor de tecnologia vem sendo mundialmente impactado por desligamentos em massa de profissionais nos últimos meses, em uma grande onda de demissões nas chamadas big techs. De acordo com pesquisa da TrueUp, já foram quase 100 mil demissões desde 2022 nas empresas do segmento, sendo 40 mil apenas em 2023. No entanto, o mercado tech continua com diversos desafios e precisa de profissionais preparados para atender as demandas, e com as habilidades necessárias para desempenhar cada função. Cristiano Oliveira, COO da TQI – empresa de inovação que atua como extensão dos clientes nas mais diversas áreas, explica que foi deste ponto que surgiu a ideia de lançar o programa de aceleração focado em SRE – Site Reliability Engineering.
Em parceria com a plataforma DIO, programa está com inscrições abertas até 26 de maio e visa desenvolver profissionais hábeis e especializados, necessários no mercado, e inseri-los na TQI por meio de um programa educacional que irá capacitá-los em SRE. Os participantes que mais se destacarem serão incluídos no processo seletivo que visa preencher 30 vagas na empresa, até o final de 2023. A seleção será efetuada em parceria com a DIO – a maior comunidade tech em aprendizado contínuo da América Latina.
O COO da TQI explica que o profissional de SRE é o responsável pelo monitoramento e automação de processos, utilizando ferramentas de é tecnologias para gerenciar o ciclo de vida de aplicativos e serviços, incluindo provisionamento, implantação, monitoramento, ajuste e solução de problemas, dentre outros na busca pela confiabilidade exigida pelos negócios atualmente.
“Dessa forma, apenas um profissional especializado nesta seara é capaz de lidar com diferentes demandas, possibilitando a redução de tempo e custos associados a tarefas manuais repetitivas. A automação também ajuda a melhorar a confiabilidade e escalabilidade dos sistemas, além de garantir a consistência e a padronização em todo o ambiente de produção”, comenta.
Cristiano Oliveira acredita que o cenário atual do mercado demanda ações cada vez mais precisas para impulsionar a eficiência e eficácia das organizações. “Um dos aspectos que temos enfatizado com nossos clientes é a otimização dos recursos em nuvem. Nossa abordagem visa fortalecer essa área, garantindo que eles aproveitem ao máximo os benefícios oferecidos pela computação em nuvem.”, acrescenta.
Para Iglá Generoso, CEO da DIO, essa parceria com a TQI será muito importante para o mercado de tecnologia como um todo. “Em meio às demissões em massa do mercado, daremos chance para que os profissionais adquiram ou atualizem, de forma gratuita, os conhecimentos em SRE, que serão aplicados posteriormente, mantendo o mercado aquecido”, diz.
Qualquer profissional pode se inscrever, mas é desejável ter conhecimento em Cloud, Devops e Site Reliability Engineering (SRE), que será um requisito valioso no momento da avaliação para a contratação. Caso você se encaixe no perfil e tenha interesse no programa, basta clicar na página e se inscrever, até 26 de maio