A Venezuela, cujo o presidente Nicolás Maduro está no Brasil para participar do encontro de líderes sul-americanos, deve cerca de 1,27 bilhão de dólares ao governo brasileiro. Convertido para reais o montante equivale a cerca de 5 bilhões de reais.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira 29, após o encontro entre Maduro e Lula, na tarde desta segunda-feira, 29. Em coletiva, o presidente venezuelano disse que uma comissão iria apurar a divida, mas o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio resolveu divulgar os valores antes da apuração citada por Maduro. Vale lembrar que a pasra é comandada por Geraldo Alckmin, vice presidente da república.
Segundo as informações do MDIC, os débitos correspondem a “inadimplemento em exportações brasileiras de bens e serviços que contratam o Seguro de Crédito à Exportação, lastreado no Fundo de Garantia à Exportação”.
Ainda de acordo com o governo, “as operações foram financiadas em sua maior parte pelo BNDES, porém havendo operações com financiadores estrangeiros”.
- 1.095.002.908,09 dólares referentes a valores já indenizados pelo Fundo de Garantia à Exportação;
- 53.987.162,42 dólares referentes a indenizações a serem pagas pelo FGE.