Pioneiro no uso de caminhão de lixo elétrico, o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg) pode ser considerado um dos Mercados Municipais mais sustentáveis do Brasil. Desde 2019, o Mercado vem caminhando rumo a inovação, com diversas iniciativas voltadas para a sustentabilidade e uma pauta ESG alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do milênio, das Organizações das Nações Unidas (ONU). Seguindo esta filosofia, o Cadeg vai iniciar a produção e venda de um adubo orgânico em parceria com a Terraço Atlântico. A proposta é que a empresa colete todas as flores que seriam descartadas, produza o adubo e comercialize, em um contêiner, como um novo produto para os próprios floristas do Mercado e outros clientes interessados.
Segundo André Lobo, Diretor Social do Cadeg, a ideia é criar um ciclo de benefícios para o meio ambiente, contribuindo também para o desenvolvimento econômico, gerando oportunidade de negócios. “Nessa iniciativa as flores vão servir de adubo para as flores. Dessa forma, deixaremos de descartar esses preciosos resíduos orgânicos e ainda vamos movimentar os negócios entre os lojistas”, destaca. A empresa Terraço Atlântico ainda vai cultivar uma horta no talude do Mercado, com plantação de legumes e cultivo de abelhas sem ferrão para ajudar na polinização.
Iniciativas verdes
Atualmente, o Cadeg possui a maior usina fotovoltaica em mercados municipais do mundo, com mais de 5 mil placas que vão evitar a emissão de 1 tonelada de CO² no prazo de 15 anos, o equivalente a 120 mil árvores plantadas. O teto solar pode gerar 1,8 MW, o suficiente para abastecer simultaneamente 1 000 casas e a economia na conta de luz chega a 40% do consumo. Para Marcelo Penna, além dos ganhos financeiros, a implementação do teto solar serve de inspiração para uma cidade mais sustentável. “O Cadeg é um patrimônio comercial e gastronômico do Rio. Nós temos cerca de 5 mil trabalhadores que dependem diretamente do Mercado Municipal e mais de 20 mil indiretos. Diante desses números e da representatividade econômico-social percebemos que o dever de casa começava por aqui e inspirar essas ações se fazem cada vez mais necessário”, destaca.
Na vanguarda da sustentabilidade, o Cadeg trouxe para o Rio de Janeiro o primeiro caminhão 100% elétrico, fabricado pela BYD, que é responsável pela coleta, compactação e transporte de resíduos do Mercado. Após quatro anos, é estimado que o uso do caminhão elétrico tenha possibilitado a redução de emissão de 532 ton de CO² no meio ambiente, o equivalente a mais de 3 mil árvores plantadas.