Projeto Orla Sem Lixo lança solução para resíduos flutuantes na Baía de Guanabara

Diário Carioca
Foto: Ana Vitória Villar Crestana

Nesta quarta-feira, dia 7 de junho, a partir das 9h30, o projeto Orla Sem Lixo lança barreira experimental de coleta de lixo flutuante na Prainha, na Ilha do Fundão, localizada na área costeira da Baía de Guanabara (RJ), onde os primeiros 200 metros de bloqueio serão instalados.

Trata-se do segundo protótipo para testes do projeto experimental, que visa encontrar uma alternativa sustentável para a questão do lixo flutuante em áreas costeiras e oceânicas adjacentes, unindo saberes da comunidade local a conhecimentos técnicos. Após a instalação do protótipo, voluntários realizarão um mutirão de limpeza na área que será monitorada pela barreira.

Coordenado pela professora Susana Vinzon, da Escola Politécnica da UFRJ, o Orla Sem Lixo propõe o desenvolvimento de uma solução de baixo custo para a intercepção e o gerenciamento do aporte contínuo de lixo flutuante na Baía de Guanabara. O projeto é amparado nos conceitos de Soluções baseadas na Natureza, economia circular, envolvimento comunitário, geração de emprego e renda, além da transformação do lixo para retorno à cadeia produtiva.

A iniciativa busca ainda desenvolver e aplicar medidas para avaliar o volume e massa do lixo flutuante coletado, assim como os impactos positivos resultantes da sua remoção, tanto para o meio ambiente, como para a sociedade e a economia. O Orla Sem Lixo foi um dos destaques do CAMP Oceano, realizado em 2021, formato da Teia de soluções, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário para o desenvolvimento de soluções para a conservação da natureza, e que estimulou a cocriação de projetos voltados para a sustentabilidade do oceano em todo o Brasil. A solução foi escolhida para receber apoio financeiro por apresentar uma solução inovadora para reduzir a poluição e incidentes ambientais no mar.

Estarão disponíveis para conceder entrevistas:

Suzana Vinzon – Professora da Escola Politécnica da UFRJ e coordenadora do Programa Orla Sem Lixo.

Thiago Valente – Gerente de Projetos da Fundação Grupo Boticário e coordenador do Movimento Viva Água – Baía de Guanabara.

Pescadores locais – Parceiros do Programa Orla Sem Lixo

Equipe técnica:
Rodrigo (engenheiro ambiental encarregado da barreira na prainha); Thiago (oceanógrafo encarregado da barreira no manguezal, pode ser visitada se solicitado); Professores Alessandra e Jose Carlos (pirólise); Prof. Diego (caracterização do lixo flutuante); profa Rosana (artes); Cristine (socióloga, tecnologia social)

Serviço:
Lançamento da barreira experimental de coleta de lixo flutuante | projeto Orla Sem Lixo
Quando: 7 de junho, quarta-feira
Programação:

  • 9h – Café de boas-vindas
  • 09h30 – Apresentação do projeto – Profa. Susana Vinzon
  • 10h – Instalação da barreira piloto
  • 10h30 – Ação voluntária de limpeza da área que será monitorada pela barreira
    Local: Prainha, na Ilha do Fundão (Avenida Pedro Calmon, 10, Cidade Universitária – Rio de Janeiro)
Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca