Pará: cerca de mil famílias de agricultores devem ser beneficiadas com cursos técnicos da Emater

Diário Carioca

Cerca de mil famílias do Pará serão beneficiadas diretamente (e 1.800 indiretamente) por meio de cursos, oficinas e orientações técnicas oferecidos Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Pará (Emater) e Secretaria Municipal de Economia de Belém (Secon). Os principais beneficiários serão agricultores familiares, assentados por programas de reforma agrária, extrativistas, ribeirinhos, indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e outros públicos de programas do governo federal, estadual e municipal.

A Emater e a Secon assinaram um termo de cooperação técnica para a realização de ações conjuntas visando a assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares de áreas urbanas e periurbanas de Belém. O acordo vai beneficiar 10 assentamentos de Belém, além de produtores rurais de 39 ilhas. 

Para o engenheiro agrônomo Charles Dayler, o trabalho com a Emater é significativo para que os pequenos produtores possam melhorar sua produtividade.

“Esse trabalho da Emater é importante porque geralmente quando você vê agricultores familiares,  povos tradicionais, eles não têm acesso a recursos financeiro suficiente para contratar uma consultoria que ajude a acompanhar todo o processo produtivo  do plantio, o trato cultural, colheita, comercialização. Então se você tem a Emater trabalhando mais próximo a eles, você tem uma garantia de que eles vão conseguir melhorar a produtividade do que eles plantam”, destacou. 

O objetivo do benefício é unir esforços entre o governo estadual e a prefeitura para fortalecer a assistência técnica e a extensão rural, visando aumentar a produção, superar desafios de transporte e comercialização, gerar renda para os agricultores e garantir segurança alimentar para a população.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca