Cia Nós da Dança – Foto: Mitons do Brasil
O modo como Milton Nascimento canta o Brasil é, certamente, única. Bituca mistura em suas canções o folclore, a música sacra e o dia a dia de trabalho do povo brasileiro. Em homenagem a este grande expoente da cultura brasileira e à sua maneira de retratar o país, a Cia. Nós da Dança volta a apresentar o espetáculo MilTONS do Brasil, nos dias 16, 17 e 18 de junho na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Direção e coreografia são assinados por Regina Sauer, à frente da Cia. desde a sua abertura. A produção é de Isadora Bertolini.
De forma poética e, ao mesmo tempo realista, dez bailarinos contracenam em um cenário que remete ao interior do país. Ao todo, 13 músicas compostas e/ou interpretadas por Bituca compõem o espetáculo. Entre elas estão: Bola de Meia; Paula e Bebeto e Paixão e Fé. Redes de dormir e tecidos ganham formas diversas de acordo com o movimento dos dançarinos. O figurino é carregado de tons terrosos, que lembram as cores do Sertão. Em 1h10, os bailarinos dançam por um Brasil diverso e de cultura efervescente.
“Milton consegue retratar nas suas músicas a alma do brasileiro e do interior do país. Suas canções tocam no coração. É como se o ritmo pedisse o movimento da dança. Sou fã de seu trabalho. MilTONS do Brasil é uma ode à cultura brasileira”, resume Regina.
Esta não é a primeira vez que a coreógrafa cria movimentos para as canções de Bituca. Rio in Concert, espetáculo de estreia da Cia., já era repleto das músicas de Milton. As últimas temporadas presenciais da Cia. antes da pandemia, em 2018 e 2019, foram com Maria, apresentação também trouxe as canções do mineiro e exaltou a força, sensibilidade e alma feminina.
MilTONS do Brasil é um espetáculo inédito e tem apresentação única no Teatro Armando Gonzaga. Em maio, no dia 12, segue para o Teatro João Caetano, no Centro do Rio. O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio de Dança Funarj, e tem apoio da instituição.
Cia Nós da Dança
Fundada em 1981, a Cia Nós da Dança é dirigida pela bailarina e coreógrafa Regina Sauer. Ao todo, 21 espetáculos foram realizados ao longo destes 40 anos. Regina é referência nacional em Dança Moderna e Jazz, com passagens pelas Escolas Alvin Ailey American Dance Center, Martha Graham School e Steps on Broadway, em Nova Iorque. Atualmente, a sede da Cia. funciona em Copacabana, no Centro de Artes Nós da Dança, onde também há aulas de danças para o público em geral.
Serviço:
Cidade das Artes: Sala Eletroacústica: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca
Tel.: (21) (21) 3325-0102
Data: 16, 17 e 18/06. Sexta e sábado, às 20h; domingo, às 18h.
Capacidade: 120 lugares
Ingressos: R$ 50 (R$ 25 meia)