Com um investimento previsto de cerca de R$ 60 milhões nos próximos 6 meses, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) planeja intensificar os reparos em vias do Distrito Federal. As operações envolvem o uso diário médio de 200 toneladas de asfalto para consertos de buracos e recapeamento de pavimentação, visando facilitar e melhorar o trânsito para motoristas e pedestres.
Em nota, a Novacap informou que “os serviços de reparo funcionais são realizados em todas as cidades do Distrito Federal. A avaliação da condição de um pavimento é uma tarefa baseada em critérios e metodologias técnicas que buscam não só apontar e registrar as patologias diversas, mas fundamentalmente investigar a origem dos problemas que se apresentam”.
Gilberto Gomes, advogado especialista em Controle de Contratações Públicas e sócio do escritório Piquet, Magaldi e Guedes Advogados, enfatiza que o investimento na infraestrutura de vias deve estar atrelado a um plano estratégico que assegure a utilização e a manutenção adequada dessa infraestrutura.
“Assim o investimento na restauração e na manutenção de vias e estradas, ele deve estar planejado, ele deve estar previsto em seu orçamento. Trata-se de investimento com bom retorno no estado. Uma vez que vias em más condições provocam diversos problemas tais como congestionamento, acidentes e perda de produtividade da população”, explica.
Para dar conta da demanda, a Novacap opera uma usina de asfalto e mantém contratos ativos com 12 empresas terceirizadas que auxiliam na produção e realização de reparos. Nos últimos três meses, foram utilizadas 33.800 toneladas de massa asfáltica por equipes terceirizadas e mais de 38,8 mil toneladas de asfalto foram aplicadas pela Novacap no conserto de buracos nas pistas.
Veja Mais:
Ministério da Educação lança programa de alfabetização voltado às crianças
Taxa de analfabetismo no Distrito Federal é a menor do país: 1,9%