O inverno no Hemisfério Sul começou oficialmente hoje (21/06), mais precisamente às 11:58h. Todo mundo tá ligado que 20 graus é frio pro carioca. Enquanto em outras regiões do Brasil o frio é congelante, no Rio de Janeiro as temperaturas são mais suaves, mas não é por isso que o carioca deixa de tirar seus agasalhos e cachecóis do armário para encarar essa estação.
Listamos sete lugares imperdíveis para curtir o friozinho, confira:
Petrópolis
Também chamada de Cidade Imperial, é um destino de inverno bem pertinho do RJ, a apenas 66 km de distância do Rio, a cidade é repleta de passeios imperdíveis, como o Museu Imperial, Palácio de Cristal, a Casa de Santos Dummont, entre outras atrações.
Teresópolis
Carinhosamente chamada de Terê, Teresópolis é outra cidade perto do Rio e ótimo destino de inverno para aproveitar um clima de montanha. Passeios ecológicos, como visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde há várias opções de trilhas.
Uma parada no Mirante do Soberbo, que fica bem na entrada da cidade, para aquela fotinho básica do Dedo de Deus. Há também a opção de compras na famosa feirinha de Teresópolis.
Itaipava
Este distrito do município de Petrópolis, que fica a 100 km do Rio, é outro destino de frio perfeito que atrai casais em busca de um clima romântico para relaxar e para quem quer turistar mesmo e fazer passeios ao ar livre.
O Castelo de Itaipava é um dos principais passeios. Construído em 1920 por um barão, que trouxe 20 famílias da Europa para erguer a edificação, o Castelo ainda abriga festas em parte dos salões e um hotel funciona lá.
Penedo
Esta cidade de colonização finlandesa, perto da Serra da Mantiqueira e próxima das divisas com Minas Gerais e São Paulo, é um dos destinos de inverno mais procurados do Rio de Janeiro.
Penedo é a principal colônia finlandesa do Brasil, o que ainda se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios comerciais, bem como na cultura local. A Vila do Papai Noel, onde está localizada a Casa do Papai Noel, é uma das principais atrações de Penedo. O bom velhinho fica o ano inteiro lá.
Visconde de Mauá
A região está situada a 50 km de Resende, cidade do sul do estado do Rio, aos pés da Serra da Mantiqueira. A região Visconde de Mauá é formada por três vilas e diversos vales. São as vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba.
A vila de Visconde de Mauá é distrito de Resende (fica a 40km de distância) e foi um dos polos da colonização alemã, sendo a porta de entrada para a região que se desenvolveu montanha adentro.
O destino é voltado para os apaixonados e para quem curte ecoturismo.
Conservatória
Distrito da cidade de Valença, é conhecida como a cidade da seresta, ou da serenata! A tradição começou em 1938, quando um grupo de músicos apaixonados saiu pela madrugada para cantar na frente da janela de suas namoradas. Até hoje a tradição se mantém, e, por conta disso, tudo gira em torno da música!
Além desse lado musical, há uma forte lembrança ao passado cafeicultor da região, como a antiga estação ferroviária e a locomotiva que escoava a produção para visitarmos. É um dos destinos de inverno mais aconchegantes do Rio de Janeiro.
Miguel Pereira
Fechando a lista de destinos de inverno no Rio de Janeiro, temos Miguel Pereira, considerada o melhor clima do estado e o terceiro do mundo!!!
A cidade faz parte da região do Vale do Café. Portanto, um dos programas é visitar as antigas fazendas de café e fazer passeios ecológicos. Com um cenário super bucólico, o Lago Javary é o seu cartão-postal.