RIO DE JANEIRO – A demolição de parte do edifício da antiga sede do Clube Ginástico Português, na Avenida Graça Aranha, Centro do Rio, está quase concluída: 80% daquilo que será descartado da edificação já virou escombros, e 42% da estrutura remanescente já foi recuperada. Ao fim dessas etapas – necessárias para suportar o projeto de retrofit –, o Sesc RJ lançará a licitação para definir a empresa responsável pela obra da sua nova e reformulada unidade na cidade. A previsão é de que a concorrência seja aberta no segundo semestre deste ano.
O projeto é de grande complexidade técnica. Serão aproximadamente 14.180 metros quadrados de área, incluindo construção nova e estrutura antiga preservada, projetada em 1938 em estilo Art Decó. De acordo com o coordenador de Arquitetura do Sesc RJ, Erick Carvalho, foram preservados a fachada frontal, o salão nobre e o ginásio poliesportivo, elementos arquitetônicos de grande relevância para o patrimônio histórico e artístico da cidade.
O projeto buscou prever a modernização das instalações físicas de forma a adequar os espaços do edifício para os usos previstos, proporcionando conforto (térmico, acústico, visual e ambiental) aos usuários, e facilitando o conjunto de operações funcionais e de segurança do edifício.
Parque das águas, mirante, piscina e alimentação – Um dos destaques do projeto é a criação de uma praça pública, em sua cobertura, batizada de “Parque das águas”, com cafeteria e varanda voltadas para a primeira piscina semiolímpica elevada da América Latina, localizada no 9º pavimento, que será reativada. O espaço ganhará também um mirante com vista privilegiada para a avenida Graça Aranha e os edifícios icônicos que marcam a história da cidade e da arquitetura. O ambiente servirá de segundo balcão para o cinema ao ar livre que será montado no local, e o tradicional restaurante do clube será reativado.
Artes, esportes e odontologia – O projeto contempla varandas, terraços e jardins e um esquema de fluxos com rampas, escadas e novos elevadores. Eles darão acesso a espaços como galeria de exposição, Espaço Sesc+ Saúde (clínica odontológica e Espaço Mulher), quadra poliesportiva, salas multiuso, salão nobre e o teatro.
Ampliando a ocupação do edifício – A instituição recuperou e mantém desde 2005 o tradicional Teatro Sesc Ginástico, espaço contíguo ao edifício, com uma programação de teatro e música estrelada por grandes nomes da cena artística nacional – por conta das obras, está temporariamente fechado. Em 2019, o Sesc RJ adquiriu todo o complexo com planos de ocupá-lo por completo, ampliar a oferta de atividades culturais e oferecer, gratuitamente ou a preços populares, os demais serviços do seu portifólio: assistência, educação, lazer e saúde. A previsão é de que a nova unidade, ampliada, comece a operar em 2025.
Projeto alinhado ao Reviver Centro – O projeto do novo Sesc Ginástico integra uma lista de dezenas de projetos e intervenções de engenharia e arquitetura da instituição entregues recentemente e previstos para os próximos meses. O objetivo é aprimorar constantemente a infraestrutura das suas unidades para, assim, oferecer serviços de excelência à população. No caso da unidade do Centro do Rio, a ideia é que ela atenda a demanda por serviços do Sesc pela população daquela região, que, estima-se, aumentará com o projeto Reviver Centro, da Prefeitura do Rio, que quer atrair moradores para a área central da cidade.