Companhia Motirô apresenta o espetáculo de dança ‘Catarse’ em Madureira

Diário Carioca
Catarse - Foto: Caiano Midam

Durante o mês de julho, a Cia Motirô levará o espetáculo de dança “Catarse” a diversos equipamentos culturais do Rio de Janeiro. A circulação com sessões gratuitas terá início em 9 de julho, na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira. Em seguida, nos dias 15 e 16, a montagem será apresentada no Centro Coreográfico, na Tijuca. Por fim, as últimas apresentações acontecerão nos dias 29 e 30 de julho, no Teatro Cacilda Becker, no Catete.

 Com direção artística de Caca Otto Reuss, Catarse se ocupa do enaltecimento das emoções, do mergulho nas subjetividades, da intimidade dos corpos e da forma como eles manifestam suas sensações físicas e emocionais. No palco, os sete artistas – Ana Luiza Gonçalves, Carolina Maciel, Georgia Tônus, Giulia Castilho, Guilherme Gomes, Guilherme Soifer e Helena Heyzer – iniciam como moléculas, contagiando-se mutuamente e estabelecendo uma interação vital. Ao longo de 50 minutos, eles respiram, esvaziam-se e estabelecem relações intricadas, culminando na formação de um corpo coletivo. 

 Em Catarse, a individualidade vai sendo construída a partir do agenciamento de emoções e da intimidade entre os corpos, que se desenrola não apenas diante da plateia, mas de forma conjunta, envolvendo uma plateia que é convidada a experimentar uma conexão emocional profunda.

 Além da apresentação do espetáculo, o grupo irá ministrar seis oficinas gratuitas no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro com a duração 1h30 cada e abertas a diferentes públicos, com classificações etárias variadas.

“Catarse” recebeu apoio do edital de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Companhia Motirô

 Motirô é uma companhia dedicada às artes cênicas. Fundada na cidade do Rio de Janeiro, em 2018, bailarinos e atores reúnem-se a fim de criar e levar para cena seus anseios e afetações. Partindo de uma série de questionamentos sobre o fazer artístico atual e o desejo de movimentar e transformar padrões conhecidos de trabalho, a companhia organiza-se em gestão horizontal, tendo em cada trabalho uma direção.

Serviço:

 Catarse

Quando: 9/07 a 30/07

Duração: 50 minutos

Ingresso: gratuito

Classificação: livre

Instagram: @ciamotiro

Programação:

Arena Carioca Fernando Torres – 9/07 às 16h e 19h

Rua Bernardino de Andrade, 200 – Madureira

*haverá intérprete de LIBRAS

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro – 15/07 e 16/07 às 19h

Rua José Higino, 115 – Tijuca

*Haverá audiodescrição no dia 15/07

*Haverá intérprete de LIBRAS no dia 16/07

Teatro Cacilda Becker – 29/07 e 30/07 às 18h

 Rua do Catete, 338 – Catete

Ficha Técnica:

Coordenação de Projeto: Ana Luiza Gonçalves

Produção Executiva: Helena Heyzer

Direção Artística: Caca Otto Reuss

Intérpretes: Ana Luiza Gonçalves, Carolina Maciel, Georgia Tônus, Giulia Castilho, Guilherme Gomes, Guilherme Soifer e Helena Heyzer

Trilha Sonora original: Georgia Tônus

Iluminação: Dodô Giovanetti e Leandro Machado

Assessoria de Imprensa: Lyvia Rodrigues/Aquela que Divulga

Intérprete de LIBRAS: Diana Dantas

Áudio Descrição: Cinema Falado Produções

Fotografia: Caiano Midam

Vídeo: Vinicius Paranhos

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca