CCBB RJ recebe mostra FRANK CAPRA: debate + clássicos do cinema

Diário Carioca
A Mulher Faz o Homem

A mais completa retrospectiva já realizada no Brasil dedicada à Frank Capra, um dos grandes gênios do cinema, apresenta, até 17 de julho, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, 20 filmes de ficção e sete documentários em cópias restauradas. Desde filmes do início da carreira de Capra, da época do cinema mudo, nunca exibidos por aqui, até seus maiores sucessos.

Entre os destaques da programação, nesta terceira semana, estão a exibição na quinta, dia 6 de junho, às 16h30, de O Galante Mr. Deeds (1936), Oscar de Melhor Diretor. Logo depois, às 19h, o público terá a oportunidade de conhecer ainda mais a obra do diretor de maior sucesso da Era de Ouro de Hollywood no debate O Cinema De Frank Capra, com a crítica de cinema Maria Caú e o professor Rafael de Luna. A mediação será do curador José de Aguiar. O debate terá tradução para LIBRAS e entrada franca. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 18h, no dia do debate, somente na bilheteria do CCBB.

E, no domingo, 9 de julho, a mostra apresenta dois filmes imperdíveis: às 14h, Do Mundo Nada se Leva (1938), Oscar de Melhor Filme e de Melhor Diretor; e, às 16h30, A Felicidade Não se Compra (1946), o mais famoso conto de Natal americano, vencedor do Globo de Ouro de Melhor Diretor. Os dois filmes são estrelados por James Stewart.

A felicidade não se compra
A felicidade não se compra

Com curadoria deJosé de Aguiar e Eduardo Reginato, a mostra homenageia a obra do mais popular e reverenciado cineasta entre os anos 1930 e 1940, aquele que se tornou eternamente popular combinando um profundo humanismo com maestria na direção. Capra foi o primeiro cineasta a ter um filme premiado com o Oscar nas cinco categorias principais – Filme, Diretor, Ator (Clark Gable), Atriz Coadjuvante (Claudette Colbert), e Roteiro Adaptado (Robert Riskin) – com Aconteceu Naquela Noite (1934). Em 1982, ele recebeu o Leão de Ouro por sua carreira no Festival de Veneza.

A mostra Frank Capra oferece ainda uma masterclass com o cineasta Walter Lima Jr, grande fã e profundo conhecedor da obra de Capra, no dia 12 de julho, às 19h. A entrada será gratuita. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 18h, no dia do evento, somente na bilheteria do CCBB.

Jean Arthur tries to pull man off of Lionel Barrymore as Ann Miller and James Stewart watch in a scene from the film ‘You Can’t Take It With You’, 1938. (Photo by Columbia Pictures/Getty Images)

Está disponível gratuitamente para o público um catálogo feito especialmente para a mostra, com textos inéditos de críticos e pesquisadores e outros textos relevantes já publicados sobre a obra do cineasta; ficha técnica e fotografias de cenas de todos os filmes selecionados. Os catálogos impressos têm uma quantidade limitada mas a opção em PDF pode ser baixada no link: ccbb.com.br/programacao-digital/acervo-digital/

“Capra foi um diretor que fez filmes com mensagens que aparentemente poderiam ser consideradas simples entretenimento escapista. Mas a genialidade dele como cineasta estava em fazer o público ultrapassar essa primeira camada e então atingir impiedosamente seus corações. François Truffaut disse certa vez sobre ele: ‘Ao reconhecer o sofrimento humano, a incerteza, a ansiedade, as lutas quotidianas da vida, Capra, com seu descabido otimismo, era uma força de cura. Esse bom doutor, que também era um grande diretor, era um restaurador dos espíritos dos homens”, comentam os curadores José de Aguiar e Eduardo Reginato.

O Galante Mr. Deeds
O Galante Mr. Deeds

Antes do Rio de Janeiro, a mostra Frank Capra aconteceu no CCBB São Paulo, de 17 de maio a 12 de junho de 2023. A realização da mostra é patrocinada pelo Banco do Brasil.

Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB RJ, custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão.

Sobre o CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro representa o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. O CCBB RJ está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, cinema, teatro, dança, música e pensamento. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 250 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017).

PROGRAMAÇÃO CCBB RJ – terceira e quarta semanas

Disponível também no site bb.com.br/cultura

Todos os filmes foram dirigidos por Frank Capra

Dia 05/07 (quarta):

15h – A Vitória Será Tua (Brodway Bill, 104 min, 1934, Livre)

Dan Brooks é o despreocupado herdeiro de uma família rica. Apesar de ter uma esposa fria, porém dedicada em casa, ele prefere gastar seu tempo e dinheiro fazendo apostas de cavalos.

17h – A Batalha da Rússia (The Battle of Russia, 83 min, 1943, 12 anos). Documentário da série Why We Fight.

Dia 06/07 (quinta):

14h30 – Loura e Sedutora (Platinum Blonde, 85 min, 1931, Livre)

Uma mulher rica, herdeira de uma fortuna, se casa por impulso com um jornalista pobre. Ele abandona a profissão, mas o vazio decorrente disso e de sua vida de luxo leva-o a questionar se vale a pena continuar casado.

16h30 – O Galante Mr. Deeds (Mr. Deeds Goes to Town, 115 min, 1936, Livre)

19h – Debate “O Cinema De Frank Capra” com a crítica de cinema Maria Caú e o professor Rafael de Luna. Mediação do curador José de Aguiar. Tradução para LIBRAS. Entrada franca.

Dia 07/07 (sexta):

15h – A Mulher Proibida (Forbidden, 89 min, 1932, Livre)

Em um cruzeiro em Cuba, Lulu Smith se apaixona por Bob Grover. Ela rompe o romance quando ele revela que é casado. Lulu tem um filho, mas não conta a Bob. As coisas se complicam quando o editor do jornal onde Lulu trabalha também se apaixona por ela.

17h – Horizonte Perdido (Lost Horizon, 132 min, 1937, Livre)

Uma revolução eclodiu na China e o diplomata Robert Conway (Ronald Colman) é forçado a fugir com outros quatro americanos. Mas o avião deles é sequestrado e acabam indo parar no Tibet.

Dia 08/07 (sábado):

14h30 – A Flor dos Meus Sonhos (Ladies of Leisure, 99 min, 1930, Livre)

Jerry é o filho de um rico empresário e quer ser pintor. Ele contrata Kay Arnold, uma moça para trabalhar como modelo viva. Eles acabam se apaixonando e planejam se casar. Os pais de Jerry irão fazer de tudo para impedir o enlace.

16h30 – A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington, 129 min, 1939, Livre)

Jefferson Smith é um homem humilde do interior que é convidado a se tornar senador dos Estados Unidos em Washington. Ao chegar lá, ele vai ver como a política é suja e como a maioria dos chefes de estado estão afundados nessa lama.

19h – Adorável Vagabundo (Meet John Doe, 122 min, 1941, 14 anos) 

A jornalista Ann Mitchell publica uma carta, criada por ela e assinada como “João Ninguém” dizendo que cometerá suicídio em protesto contra a pobreza no país. A repercussão leva o jornal a procurar alguém para representá-lo e o escolhido é Willoughby, um vagabundo. A popularidade dele cresce de tal maneira que os fatos saem do controle.

Dia 09/07 (domingo):

14h – Do Mundo Nada se Leva (You Can’t Take It with You, 126 min, 1938, Livre)

Alice Sycamore deseja apresentar Tony Kirby, seu noivo, à sua família, mas como ele provêm de uma família rica e a sua é composta de pessoas extrovertidas e um tanto lunáticas, há um choque de realidade.

16h30 – A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, 130 min, 1946, Livre)

Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey, que sempre ajudou a todos, pensa em se suicidar saltando de uma ponte. Mas tantas pessoas oram por ele que um anjo é mandado à Terra para tentar fazer George mudar de idéia.

Dia 10/07 (segunda):

15h – Prelúdio de uma Guerra (Prelude to War, 52 min, 1942) + The Nazis Strike (41 min, 1943) + Divide and Conquer (57 min, 1943). Documentários da série Why We Fight. 12 anos.

18h – Sua Esposa e o Mundo (State of The Union, 124 min, 1948, Livre)

Grant Matthews (Spencer Tracy) é um profissional bem-sucedido, possui claras visões políticas, uma forte personalidade, mas também aspira a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano.

Dia 12/07 (quarta):

16h30 – Esse Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 118 min, 1944, 14 anos)

Brooklyn, Nova York, 1941. Em uma pequena casa próxima a um cemitério vivem duas gentis e doces senhoras, Martha (Jean Adair) e Abby Brewster (Josephine Hull), que desenvolveram um péssimo hábito: matar velhos solitários.

19h – Masterclass com o cineasta Walter Lima Júnior. Entrada franca.

Dia 13/07 (quinta):

15h – The Battle of Britain (54 min, 1943) + The Battle of China (65 min, 1944)Documentários da série Why We Fight. 12 anos.

17h30 – O Último Chá do General Yen (The Bitter Tea of General Yen, 88 min, 1932, 12 anos)

Megan Davis (Barbara Stanwyck) é uma missionária americana em Xangai. Uma guerra civil estoura nas ruas da cidade e ela é salva pelo general chinês Yen (Nils Asther). Ele faz Megan prisioneira, e acaba se apaixonando por ela e Megan se sente atraída por Yen.

Dia 14/07 (sexta):

14h30 – Prelúdio de uma Guerra (Prelude to War, 52 min, 1942). O documentário mostra a ascensão do fascismo na Itália, Alemanha e Japão, os ataques à província chinesa da Manchúria (1931), à Etiópia (1935) e outros preparativos que desembocaram na Segunda Guerra Mundial.

The Nazis Strike (41 min, 1943). Em 22 de junho de 1941, dois anos depois do início de guerra na Europa Ocidental, o mundo foi surpreendido com a notícia do início do ataque geral das forças alemãs contra a União Soviética.

Divide and Conquer (57 min, 1943). Após devastar a Polônia e evitar um confronto com o exército russo, os alemães partem para conquistar a França

Documentários da série Why We Fight. 12 anos

17h30 – War Comes to America (70 min, 1945, 12 anos). Documentário da série Why We Fight.

19h – Orfãos da Tempestade (Here Comes the Groom, 113 min, 1951)

Pete Garvey dirige uma agência de adoção para órfãos. Dois deles foram adotados por Peter. Quando sua ex-noiva anuncia que se casará com um ricaço, Pete se vê obrigado a tentar reconquistá-la em 5 dias, caso contrário, ele perde as crianças.

Dia 15/07 (sábado):

15h – Horizonte Perdido (Lost Horizon, 132 min, 1937, Livre)

17h30 – A Felicidade Não se Compra (It’s a Wonderful Life, 130 min, 1946, Livre)

Dia 16/07 (domingo):

15h – Adorável Vagabundo (Meet John Doe, 122 min, 1941, 14 anos) 

17h30 – Esse Mundo é um Hospício (Arsenic and Old Lace, 118 min, 1944, 14 anos)

Dia 17/07 (segunda):

15h – A Vitória Será Tua (Brodway Bill, 104 min, 1934, Livre)

17h30 – Orfãos da Tempestade (Here Comes the Groom, 113 min, 1951)

Frank Capra

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Eduardo Reginato e José de Aguiar

Produção: Firula Filmes

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil e Ministério da Cultura

www.bb.com.br/cultura

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

De 21 de junho a 17 de julho de 2023, quarta a segunda (fecha terça)

Rua Primeiro de Março 66, Centro

Contato: tel (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes) 

Ingressos: R$ 10 | R$ 5 (meia-entrada) – disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura

Cliente Banco do Brasil pagam meia-entrada com Ourocard.

Para debate e sessão acessível, ingressos disponibilizados gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB.

Siga o CCBB nas redes sociais:

www.twitter.com/ccbb_rj | www.facebook.com.br/ccbb.rj | www.instagram.com/ccbbrj

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca