Declan McKenna retorna com 'Sympathy' e nos fala sobre terceiro álbum “hella estranho”

Diário Carioca

Declan McKenna voltou com o novo single ‘Sympathy’, e deu detalhes de seu terceiro álbum ainda não anunciado. Confira a nova faixa abaixo, junto com nossa entrevista com a estrela indie criada em Enfield.

CONSULTE MAIS INFORMAÇÕES: Declan McKenna na capa: “Há um tempo para entender – e esse tempo é agora” Após seu segundo álbum, ‘Zeros’ de 2020 – que alcançou o segundo lugar nas paradas do Reino Unido – o jovem de 24 anos ocorreu ‘Sympathy’, a primeira prévia de seu terceiro LP. A nova faixa foi gravada em LA em janeiro de 2022 ao lado do produtor Gianluca Buccellati, que já trabalhou com Arlo Parks em seu álbum de estreia vencedor do Mercury Prize, ‘Collapsed In Sunbeams’.

“’Sympathy’ é uma música de verão e parece a música mais otimista que já fiz, com a mensagem mais positiva”, explicou McKenna ao NME. “Fez muito sentido como primeiro single. É uma introdução um pouco dura ao novo mundo que criei; Eu fiz um novo álbum que provavelmente é tão diferente quanto poderia ser dos meus álbuns anteriores.”

Ele continuou: “Tem sido um processo muito mais natural na forma como escrevi e produzi meu novo material. Está mais próximo de como eu trabalho quando estou apenas fazendo música para me divertir no meu quarto – e acho que você pode ouvir isso em ‘Sympathy’. Há muita personalidade na faixa, e tem uma vibração açucarada e de verão na melodia. Já posso sentir que esta pode ser uma música levemente ‘Marmite’ para as pessoas, pois elas vão amá-la ou odiá-la, mas definitivamente ficarão presas em suas cabeças em algum momento!

Enquanto ‘Zeros’ e seu antecessor, ‘What Do You Think About The Car?’, de 2017, abordam questões importantes como hipocrisia religiosa, desilusão e inspiração política, McKenna expressou que seu novo material se concentrará em olhar para dentro e é inspirado por seu crescimento pessoal como músico.

“Por mais que eu esteja orgulhoso da música anterior que fiz, quando olho para o processo criativo por trás de ‘Zeros’, há uma sensação de que eu estava tentando me provar um pouco demais. Eu estava tornando a vida mais difícil para mim do que precisava ser”, disse ele.

“Eu fiz um novo álbum muito estranho: tem muita estranheza, mas isso não veio de mim tentando ser outra coisa senão eu mesmo. Essa música veio de viver o momento e não se preocupar muito com algum significado mais profundo, ou tentar fazer músicas que correspondam aos grandes nomes de todos os tempos ou algo assim. É um caso melhor para a música que faço, pois estou apresentando uma versão mais descontraída de mim mesmo. Traduz o meu personagem de uma forma mais clara.”

Crédito: Imprensa Para McKenna, ‘Sympathy’ foi feito com uma abordagem mais “sustentável” para uma gravação em mente. Tendo feito uma pausa forçada no estúdio durante o bloqueio, ele reavaliou como queria fazer música daqui para frente; no final das contas, ele decidiu dar a qualquer nova música alguns dias para respirar antes de enviá-la para sua equipe mais ampla para feedback. Também alargou o seu leque de colaboradores, tendo trabalhado ao lado de ambos NME 100 Eli Smart e Jules Apollinaire, graduados em 2023 da banda de rock psicológico TRRUUCES, pela primeira vez.

“Quando saí do bloqueio, estava ansioso para ir”, acrescentou. “Eu tinha todas essas ideias para novas músicas e decidi que haveria menos coçar o queixo na hora de colocá-las. A ‘simpatia’, portanto, aconteceu muito rapidamente; Fiquei feliz em seguir o processo e partir de pontos de partida mais simples.

“Eu costumava ter um regime muito rígido quando se tratava de fazer música, mas desta vez estava mais aberto a novas ideias. Isso me fez sentir como se eu fosse capaz de criar qualquer coisa que eu quisesse.”

Falando com NME em Glastonbury 2022, McKenna afirmou que o álbum três está em andamento há dois anos, antes de acrescentar que esteve em estúdio com a sensação pop norueguesa Sigrid. Juntos, a dupla fez uma faixa inédita “louca” inspirada em “um palhaço agressivo”, ao lado do produtor e vocalista Sam Tsang, que trabalha sob o apelido de Congee.

Questionado se sua colaboração com Sigrid algum dia verá a luz do dia, McKenna respondeu hoje: “Na verdade, não sei. É uma música estranha, mas é muito boa. É uma coisa desarmante trabalhar em algo tão bizarro quanto isso – uma faixa que beira a comédia de personagem. Foi a primeira e única música em que trabalhei com Sigrid e ainda não foi finalizada, mas foi uma maneira super divertida de nos conhecermos.”

Crédito: Imprensa Em outro lugar, McKenna está atualmente no meio de uma pausa de duas semanas de uma turnê de 46 datas pelos Estados Unidos e Canadá intitulada ‘The Big Return’, servindo como uma introdução a esta nova era de álbum. A segunda etapa alcançou até o início de novembro, depois que McKenna retornou ao Reino Unido para uma vaga no Palco Principal em Reading & Leeds, que segue sua última ocorrência no evento de festival duplo em 2021.

Tendo recebido novos membros em sua banda de apoio, a configuração atual ao vivo de McKenna é “uma experiência completamente diferente” de seus shows anteriores, ele explicou. “Passei tanto tempo na América em torno do meu primeiro álbum, e sempre foi o plano manter esse ímpeto – sempre fez parte da jornada. E essa é a beleza disso: poder voltar depois de tanto tempo e agendar esses shows esgotados”, disse ele. “Ser capaz de expandir esse sonho de fazer uma turnê no exterior é incrível.”

E podemos esperar alguma surpresa dos sets de Reading & Leeds?

“Quero dizer, já estamos no modo de álbum completo”, disse McKenna. “Mas quando Reading & Leeds chegar, teremos pelo menos 30 shows em nosso currículo, então estaremos em boa forma. Esses dois festivais são uma anomalia, pois você sempre recebe as motivações mais loucas. Reading & Leeds será especial porque serão meus shows únicos em casa este ano, então vamos realmente fazer isso. Vai virar um filme.”

Crédito: Imprensa Em abril, um mês antes de McKenna pegar a estrada, ele foi às redes sociais para compartilhar que seu single de estreia, ‘Brazil’ de 2015, havia recebido o status de Platina no Reino Unido (tendo vendido mais de 600.000 unidades equivalentes a single ). Desde então, a faixa se tornou um item básico dos shows ao vivo de McKenna e se tornou viral no TikTok em maio de 2022, levando a uma reentrada no UK Singles Chart quase sete anos após seu lançamento original.

“Você sente que, às vezes, as pessoas estão apenas esperando para ouvir aquela música ao vivo, mas a maioria dos shows não é assim,” disse McKenna sobre sua mudança de relacionamento com o ‘Brazil’. “Gosto da forma como cresceu organicamente; nunca teve um ‘momento Imagine Dragons’, pois nunca foi trilha sonora de um anúncio ou de um grande filme. Acabou de ressurgir e voltou sorrateiramente ao rádio por ser um vibração. É incrível.

“Embora certos grupos de pessoas podem ter se cansado da música, a sociedade coletiva não; ainda há espaço para as pessoas descobrirem o resto da minha música por trás do ‘Brasil’, e isso é uma coisa maravilhosa. Mas estou consciente de não querer me repetir com a música que estou fazendo e sei que as pessoas vão querer ouvir todas as músicas novas e diferentes”.

O novo single de Declan McKenna, ‘Sympathy’, já está disponível. Reading & Leeds 2023 acontece no fim de semana do feriado bancário de agosto. Acesse aqui para ingressos e mais informações.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca