Niterói terá uma semana dedicada à dança entre os dias 12 e 16 de julho! A Companhia de Ballet da Cidade, com apoio da Fundação de Arte de Niterói, vai promover apresentações de diferentes companhias locais e internacionais, além de aulas e palestras que vão abordar temas como formação e preparação dos bailarinos. O objetivo da programação é não só entreter, mas também educar e incentivar a formação de novos dançarinos em diversos ritmos como ballet, dança contemporânea, jazz, entre outros.
A Niterói Semana de Dança 2023 começa na quarta-feira, dia 12, no Theatro Municipal, com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresentando a coreografia “Eu – Mulher”, às 19 horas, antes do início da mostra de dança. A noite de gala que marca o encerramento do evento acontece no domingo, às 18 horas, também no palco do Municipal.
“Niterói é reconhecida como uma das cidades com a maior quantidade de escolas de dança do país. Então, é natural a Fundação de Arte de Niterói ser a ponte entre essas companhias e a cidade de modo geral, promovendo um calendário extenso de apresentações para os dançarinos. Diferente de outros eventos, a Semana de Dança é aberta a todas as companhias, sejam elas formalizadas ou não. Assim, o cenário econômico e artístico será fomentado em uma semana repleta de arte e movimento” – explica o presidente da FAN, Fernando Brandão.
A programação do evento conta ainda com apresentações da Cia Fragmento de Dança e da internacional Sublime Dance Academy, de Portugal. Os europeus virão ao Brasil por conta da parceria cultural solidificada pela FAN entre a prefeitura de Niterói e algumas das principais cidades portuguesas.
A Semana de Dança também terá um foco em workshops e desenvolvimento de novos bailarinos. Oficinas e palestras serão ministradas por Alice Arja, Marcelo Grangeiro, Diana Seabra e Diego Hazan. As aulas vão acontecer na sede da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. A programação completa está disponível no site culturaniteroi.com.br