O Rio de Janeiro é o segundo estado do país na liderança quando se trata de moradores cobertos pela tecnologia 5G. Já são 23 municípios com antenas instaladas, alcançando 74,29% da população com a cobertura da nova tecnologia.
“Essa agilidade em levar o 5G para os brasileiros é resultado do nosso compromisso em promover a inclusão digital e social de todos”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Segundo o chefe do Ministério das Comunicações (MCom), entregar conectividade para todos os brasileiros é uma determinação do presidente Lula. “Nós estamos trabalhando em conjunto com as operadoras para antecipar as entregas e trazer os benefícios do 5G ainda mais cedo para toda a sociedade”, completa Juscelino Filho.
A primeira antena do 5G instalada no Brasil foi no Distrito Federal. A região conta hoje com 96,87% dos moradores com possibilidade de acesso à nova tecnologia. Entre os estados, Alagoas é o que avança com mais rapidez na implementação da quinta geração de redes móveis. Já são 94 municípios com antenas instaladas e 82,36% da população coberta pela nova tecnologia. Em seguida estão Rio de Janeiro; São Paulo, com 127 municípios com a cobertura; e Ceará, que possui 157 municípios com antenas 5G disponibilizando acesso para 62,84% dos moradores do estado.
BRASIL – Atualmente, 753 municípios possuem a tecnologia 5G liberada para os cidadãos, incluindo todas as capitais brasileiras. São mais de 12,5 mil estações de quinta geração instaladas em todo o país, considerada a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel.
Já são mais de 10 milhões de usuários de 5G no país. Para esses brasileiros, a tecnologia da quinta geração de redes móveis está facilitando o dia a dia, principalmente dos que precisam de internet com qualidade para produzir. Isso porque o 5G é até 10 vezes mais rápido que o 4G e permite o compartilhamento de dados em tempo real.
A implementação do 5G continua. A limpeza da Faixa 3,5 GHz já ocorreu em 1.610 municípios, abrangendo em cobertura mais de 141 milhões de brasileiros. A chegada do 5G no país movimenta negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio.