Que a Expo Itaguaí é a maior Festa Country do Estado, todos já sabem. Mas em 1993, o evento começou para incentivar o mercado agropecuário da Cidade e tomou proporções maiores a cada ano.
Com a herança trazida dos Japoneses (nossos primeiros imigrantes), junto à terra fértil que Itaguaí possui, virou o casamento de sucesso! Ao longo dos anos outros novos moradores trouxeram também seus conhecimentos e assim, formaram um dos maiores pólos produtores do Estado do Rio.
Visitamos o Espaço Agro, que pertence à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SMAP) e abre suas porteiras à população durante o evento. Tem diversas iniciativas ante aos artesãos, produtores familiares, pesquisa, ciência… Tudo para que chegue com qualidade à sua mesa ou para que decore seu cantinho.
Uma das iniciativas é o trabalho feito com os artesãos para o reaproveitamento de madeira. Foram expostas diversas peças feitas por trabalhadores da Cidade: uma mais linda do que a outra.
Assim como Paraty é conhecida como a Cidade da cachaça, Itaguaí trabalha para ser reconhecida como a terra da banana, pois foram feitos diversos estudos que comprovaram que a fruta-destaque da cidade tem mais açúcar e potássio que as que vemos normalmente nos sacolões e hortifrutis. O secretário de Agricultura e Pesca Carlos Kifer falou em entrevista exclusiva para o Diário Carioca sobre a iniciativa:
“Na minha opinião esse é um projeto que já está realizado, que foi justamente mostrar para a população, as instituições e os nossos parceiros,a importância da nossa banana, o valor da nossa banana, nós temos uma banana com teor alto de potássio e um teor alto de açúcar. O diferencial é a qualidade da nossa fruta, estamos buscando a identificação geográfica para aumentarmos o nosso valor agregado desse produto e vamos fazer isso se Deus quiser, e trazer benefício e renda para o nosso produtor”
Kifer também falou sobre o que os visitantes podem esperar do Espaço Agro na Expo Itaguaí:
“O público vai ter a oportunidade de conhecer os projetos da Secretaria, os seus parceiros e convênios. Como destaque temos a exposição de animais, as plantas
ornamentais e espécies florestais. Isso reforça o compromisso do Prefeito Rubem Vieira, o Rubão (Podemos-RJ) com o desenvolvimento da agricultura no nosso município.”
O Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Roberto Medronho estava visitando o espaço e conversamos sobre suas impressões do evento:
“É de extrema importância a gente ter espaços como esse que agregam toda essa amostra da produção local, tem grande produções mas você também tem pequenos produtores e essa possibilidade permite a eles trazer mais renda para a sua família e para a sua região, para a UFRRJ como instituição pública de ensino é extremamente gratificante ver isso acontecer.”
Roberto também aproveitou para fazer um convite para a Semana Rural da UFRRJ que acontece a partir do dia 08 de julho na Universidade:
“A gente vai trazer toda a comunidade de Itaguaí, Seropédica, Mangaratiba, todos estão convidados para participar”
Continuamos nossa visita no Espaço Agro para falarmos da pesca, A SMAP e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) em conjunto estão trabalhando para a fomentação da piscicultura na cidade em diversos aspectos. Durante a Expo, está aberto ao público o laboratório com distintas espécies de peixes e o mais curioso é o sabor sobre a Tilápia que sempre chega fresquinha a nossa mesa e a complexibilidade do ciclo vital para o peixe ser fecundado até o ponto de corte, portanto, vale a visita.
O Espaço Agro tem muito mais atrações, fizemos um vídeo detalhado mostrando as belezas do local, principalmente a horta municipal que é de encher os olhos. E ele já está disponível no nosso Instagram, não deixe de assistir.
Na Expo Itaguaí é o casalzão por aí…
Na Expo de Itaguaí, é o Casalzão por aí…