Até o momento, foram aplicadas, no Brasil, 25.061.807 de doses da vacina bivalente contra Covid-19. O imunizante está disponível para todas as pessoas com mais de 18 anos de idade, que já tenham completado o ciclo inicial com pelo menos duas doses da vacina, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses após a última dose.
A infectologista Karen Morejón reforça a importância de manter as vacinas bivalente contra Covid-19 atualizadas, pois, mesmo com a diminuição de casos, ainda há pacientes que apresentam evolução para formas mais graves da doença, principalmente os que possuem comorbidades.
“Então, mais uma vez, nós reforçamos a necessidade dessa vacina e reforçamos a necessidade de se fazer a vacina bivalente quando indicada. Então, todos nós devemos ter essa vacina atualizada, assim como eu aproveito para falar, atualizadas também, as outras vacinas do nosso calendário”, alerta.
No Brasil, foram registrados, ao todo, 37.682.660 casos confirmados de Covid-19 e 704.159 mortes em decorrência da doença. São Paulo é o estado que contém o maior número de casos, com um total de 6.632.790, e também o que possui o maior número de vacinas aplicadas. Ao todo, foram 7.720.692 doses. O estado com o menor número de casos confirmados de Covid-19 é o Acre, com 163.868 infectados. O número de doses aplicadas na Unidade da Federação foi de 42.954.
O designer gráfico, Nicolas Heitor de Freitas, de 24 anos e morador de Sobradinho – DF conta que pretende tomar todas as doses da vacina que estiverem disponíveis. Em todo o Distrito Federal, mais de 494 mil doses da vacina bivalente foram aplicadas.
“Para mim, os benefícios da vacina são reduzir o contágio de doenças, fazer seu organismo ter uma maior imunidade a elas. Quando a grande parte da população, ou toda a população se vacina, ajuda a parte a qual a vacina não surte efeito e, assim, consegue proteger também essas pessoas”, comenta.
Para se vacinar, é preciso levar um documento de identificação e, caso possível, o cartão de vacina contendo as doses das vacinas anteriores contra Covid-19. A vacina bivalente será aplicada após quatro meses da última dose de reforço ou da segunda dose. Aqueles que não receberam a primeira ou a segunda dose precisam começar o esquema vacinal com a dose monovalente, que também está disponível nas unidades da Secretaria de Saúde.
Veja Mais:
SUS: Mais de 340 mil crianças de 5 a 10 anos foram diagnosticadas com obesidade em 2022
Paraná: Agentes das Forças Armadas e das polícias Civil e Militar atuam na Operação Ágata Conjunta Sul