Caminhos Cariocas: projeto traz a História do Rio com a do Samba pelas ruas e patrimônios da cidade

Diário Carioca
Aula a céu aberto. Alunos, historiadores e jornalistas no Passeio Público na Cinelândia - Divulgação

Imagina passear pelas ruas e lugares históricos do Rio de Janeiro recebendo uma verdadeira aula sobre a cultura local e a trajetória do samba carioca naqueles lugares. Ou então, imaginar antigos desfiles de Carnaval que retrataram a história desses lugares na Avenida. Essa é a proposta do Caminhos Cariocas, um projeto de aulas de História a céu aberto, em roteiros definidos, relembrando memórias da cidade e de antigos carnavais.

Importância da Zona Portuária, alunos percorrem o Cais do Valongo até a Praça Mauá - Divulgação
percorrem o Cais do Valongo até a Praça Mauá – Divulgação

A frente desse trabalho estão os professores, historiadores, pesquisadores e jornalistas Wanderson de Oliveira, João Gustavo Melo e Carolina Grimião. Criado em 2017 por Wanderson de Oliveira, o projeto nasceu com a proposta de levar Educação e Cultura de maneira acessível a todos: “é fundamental levar a História para fora da sala de aula e proporcionar essa experiência aos nossos alunos que, além de ter contato com diversos conhecimentos, passam um dia super agradável e dinâmico”.

No início de 2023, agregou os professores João Gustavo Melo e Carolina Grimião para trazer uma dinâmica diferenciada com o olhar para o Carnaval. Além das histórias dos lugares, são relembrados desfiles de Carnaval e sambas-enredos que já retrataram essas histórias na Avenida, em uma verdadeira imersão de cultura em aulas a céu aberto: “o Rio respira Carnaval e o samba faz parte das nossas raízes, em cada rua que passamos há um pouco dessa ancestralidade que deve ser revivida”, explicam.

Os roteiros são variados e realizados uma vez por mês. Entre eles estão a “Rota do Samba – da Pedra do Sal à Cidade do Samba”; “Essa Rua tem Enredo”, que contempla a Cinelândia e as principais ruas do Rio Antigo; “Malandro Batuqueiro”, que explora toda a região da Lapa; “Um Mar de História”, que traz a importância da Zona Portuária do Rio, do Cais do Valongo à Praça Mauá; e “Vou Navegar, vou para a Ilha de Paquetá”, com a bucólica ilha carioca.

Para o mês de julho, o público vai poder passear e aprender com  “A fé que embala a alma”, um roteiro especial das principais igrejas históricas do Rio com a fé cristã retratada em sincretismo com samba e enredo. O encontro acontece no próximo dia 29 de julho, sábado, às 9h. O trajeto dura entre quatro e cinco horas. Os ingressos são vendidos na plataforma do Sympla no valor de R$40 (segundo lote). Crianças até 10 anos não pagam.

Serviço:

Caminhos Cariocas especial “A fé que embala a Alma” 

Roteiros das Igrejas Históricas do Centro do Rio

Data: 29 de julho (sábado)

Horário: 9h 

Previsão de Término: entre 13h e 14h

Inscrições:https://www.sympla.com.br/evento/caminhos-cariocas-especial-a-fe-que-embala-a-alma/2039129

Valor: R$ 40 (segundo lote)

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca