A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou de um encontro com artistas e agentes culturais na Aena Carioca Dicró, na zona norte da capital fluminense.
Além disso, a ministra agradeceu ao presidente Lula por ter assinado decreto que torna o dia 4 de maio como “Dia Nacional de Luta dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Cultura”, escolhido em memória do compositor Aldir Blanc e do ator Paulo Gustavo, que morreram vítimas da covid na mesma data. Blanc em 2020 e Gustavo em 2021.
Também presente ao evento, o secretário municipal de cultura Marcelo Calero, afirmou que na próxima semana estarão abertas, no Rio de Janeiro, as inscrições para os editais culturais abrangidos pela Lei Paulo Gustavo.
A Lei Paulo Gustavo determina o estabelecimento de ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da covid-19. Entre as iniciativas, está previsto um repasse de quase R$ 4 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal.