Novo Plano de Segurança da Amazônia terá mais 34 pontos de controle

Diário Carioca

O novo Plano de Segurança da Amazônia pretende criar 34 novas bases de apoio fluviais ou terrestres para Forças Policiais no local. O ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, em entrevista para a Voz do Brasil dessa terça-feira, disse que a ideia é usar os recursos do Fundo Amazônia para custear a construção destes pontos de controle. 

As diretrizes do novo Plano de Segurança foram elaboradas com a participação dos governos dos estados da Amazônia. Na última sexta-feira, Dino se reuniu, em Brasília, com embaixadores e demais representantes de 23 países da União Europeia para apresentar o programa, batizado de Plano Amazônia: Segurança e Soberania. O ministro destacou a importância da cooperação internacional para efetividade do Plano.  

Pontos do plano de segurança, que já haviam sido anunciados pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, incluem a ampliação e modernização dos meios navais que patrulham os rios da Amazônia, a modernização das capitanias, delegacias e agências da autoridade marítima, suporte dos pelotões da fronteira, aumento de operações na Amazônia, aquisição e modernização de sistemas aeroespaciais e de equipamentos logísticos para as Forças Armadas.  

O plano prevê também aparelhamento e modernização de meios e infraestrutura dos órgãos de segurança pública que atuam na Amazônia Legal, a implantação do Centro de Cooperação Policial Internacional, com sede em Manaus, para a proteção da Amazônia, e de centros integrados de comando e controle, com ênfase em inteligência integrada. 

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca