Os censores das Filipinas permitiram a próxima Barbie filme a ser exibido nos cinemas do país, mas pediram aos distribuidores de Hollywood para borrar as linhas em um desenho infantil de um mapa-múndi, que supostamente mostra as reivindicações contestadas marítimas da China.
O filme sobre a boneca Mattel – dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling – está programado para estrear no país do sudeste asiático em 19 de julho.
Os censores examinaram a examinar Barbie na semana passada, depois que o Vietnã supostamente proibiu o filme por causa de cenas com um mapa mostrando a chamada linha de nove traços, que a China usa para justificar sua reivindicação ao Mar da China Meridional.
Pequim reivindica a propriedade territorial de quase todo o Mar da China Meridional, apesar das reivindicações rivais de outros países do sudeste asiático, incluindo Filipinas, Malásia e Vietnã.
No entanto, após um escrutínio “meticuloso” do filme, os censores filipinos ficaram satisfeitos com o fato de que o “mapa de desenho animado” não representava a linha de nove traços.
“Em vez disso, o mapa retratou a rota da jornada fictícia da Barbie da Barbie Land ao ‘mundo real’, como parte integrante da história”, disse o conselho de censura (via o guardião).
“Tenha certeza de que o conselho esgotou todos os recursos possíveis para chegar a esta decisão, pois não hesitamos no passado em sancionar cineastas/produtores/distribuidores por exibir a fictícia ‘linha de nove traços’ em seus materiais.”
(LR) Ana Cruz Kayne, Sharon Rooney, Alexandra Shipp, Margot Robbie, Hari Nef e Emma Mackey, todas como Barbie em ‘Barbie’ (2013). CRÉDITO: Warner Bros Pictures Apesar de agradar, os censores ainda pediram ao estúdio de Hollywood Warner Bros. para “borrar” as controversas linhas do mapa. O pedido deles foi esclarecido em uma carta separada ao senador filipino Francis Tolentino, que criticou o filme por “violar os direitos dos pescadores filipinos”.
As preocupações sobre as reivindicações marítimas foram levantadas depois que os censores disseram ter encontrado apenas oito traços ao redor da massa de terra rotulada como “Ásia”, enquanto a Europa, América do Norte, América do Sul e África tinham vários outros.
“Além disso, Filipinas, Malásia e Indonésia não são visíveis no mapa”, disse o conselho na carta. “Isso contrasta fortemente com os mapas encontrados em filmes proibidos. abominável (2019) e Desconhecido (2022)”, disse.
O departamento filipino de relações exteriores disse que apreciou a oportunidade de assistir Barbie para “verificar se a representação do mapa-múndi imaginário é inimiga do interesse nacional”.
Um porta-voz da Warner Bros. foi citado por Variedade como dizendo que o mapa era um “desenho de lápis infantil” e “não pretendia fazer qualquer tipo de declaração”.
A aprovação filipina de Barbie coincidiu com o sétimo aniversário da decisão internacional de que as reivindicações da China sobre o Mar da China Meridional não têm base legal.
Primeiras reações para o Barbie filme chegou no início desta semana, com os críticos elogiando-o como um filme “engraçado, bombástico e muito inteligente”.