A Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro começa, nesta segunda-feira (17/07), uma capacitação para 300 servidores da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). Em cinco dias de instrução, funcionários que trabalham diretamente no atendimento às pessoas com deficiência aprenderão noções de Defesa Civil e Primeiros Socorros. Os técnicos atuam em sete Centros Municipais de Referência da Pessoa com Deficiência da Prefeitura.
No curso, as aulas ocorrem das 8h às 13 horas. O conteúdo do treinamento inclui a aplicação de conceitos de prevenção e resiliência no dia-a-dia, para evitar pequenos incidentes e reduzir riscos de desastres. As turmas também serão orientadas sobre técnicas de urgência e emergência nos casos de hemorragias, queimaduras, reanimação de parada cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas, convulsões, posição lateral de segurança e socorro psicossocial.
– Ações deste tipo são fundamentais para replicar, na sociedade, um comportamento preventivo, que possa auxiliar a mitigar danos em casos de acidentes. Além disso, potencializa a noção de cidadania, porque essa pessoa passa a compreender como agir para proteger o outro – afirma o subsecretário de Defesa Civil Municipal, Rodrigo Gonçalves.
– É muito importante saber quais decisões tomar em uma situação de risco dentro de um dos CMRPDs e na rua no que se refere à pessoa com deficiência. Aprender, na prática, os primeiros socorros pode ser decisivo para a vida e a segurança das pessoas – ressaltou a Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência, Helena Werneck.
Em março, houve a primeira etapa, quando 60 pessoas foram treinadas na sede da Defesa Civil, em Vila Isabel