Christopher Nolan diz que a IA está atingindo seu “momento Oppenheimer”

Diário Carioca

Christopher Nolan sentiu seus pensamentos sobre o boom da IA ​​que varre Hollywood agora, descrevendo-o como “aterrorizante”.

LEIA MAIS: Por que os atores estão em greve em Hollywood? Falando em um painel após uma exibição de Oppenheimer em Nova York, o diretor se manifestou contra os efeitos que a IA teve na indústria, defendendo a “responsabilidade”.

Nolan disse, por Variedade: “O empregado de empresas nos últimos 15 anos usando palavras como algoritmo — sem saber o que elas significam em qualquer tipo de sentido matemático significativo — esses caras não sabem o que é um algoritmo. As pessoas na minha empresa falando sobre isso, elas simplesmente não querem assumir a responsabilidade por tudo o que esse algoritmo faz.”

Ele continua: “Aplicado à IA, essa é uma possibilidade terrível. Aterrorizante. Até porque os sistemas de IA irão para a infraestrutura defensiva no final das contas. Eles ficam encarregados de armas químicas. Dizer que é uma entidade separada da pessoa que maneja, programa, coloca essa IA em uso, então somos condenados. Tem que ser sobre responsabilidade. Temos que responsabilizar as pessoas pelo que fazem com as ferramentas que possuem.”

“Com as disputas trabalhistas permanecem em Hollywood agora, muitas delas – quando falamos sobre IA, quando falamos sobre essas questões – todas nascem da mesma coisa, que é quando você inova com tecnologia, você temos que manter a responsabilidade”, afirmou Nolan.

Cillian Murphy em ‘Oppenheimer’. CRÉDITO: YouTube Nolan continuou dizendo: “Quando falo com os principais investigadores no campo da IA ​​agora, por exemplo, eles literalmente se referem a isso – agora – como seu Oppenheimer momento. Eles estão olhando para a história para dizer: ‘Quais são as responsabilidades dos cientistas que desenvolvem novas tecnologias que podem ter consequências não intencionais?’”

Os comentários de Nolan sobre IA foram motivados pela greve em andamento em Hollywood – na qual os atores se juntaram recentemente aos escritores em cercas de piquete. Na semana passada, o Screen Actors Guild e a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio (SAG-AFTRA) declarou oficialmente sua intenção de entrar em greve, sendo uma das muitas áreas de preocupação do sindicato o uso de IA na indústria.

Durante uma coletiva de imprensa, o diretor executivo nacional e negociador-chefe do SAG-AFTRA, Duncan Crabtree-Ireland, disse que o AMPTP havia feito uma proposta de chamada “inovadora” que, com o uso de IA, permitiria a semelhança de artistas de fundo de cinema e televisão para ser usado indefinidamente.

“Eles propõem que nossos artistas de fundo possam ser escaneados, sejam pagos por um dia de pagamento, e sua empresa deva possuir essa varredura de sua imagem, sua semelhança e poder usar-la pelo resto da eternidade em qualquer projeto que eles desejem sem consentimento e sem compensação”, disse ele (via Reuters). “Então, se você acha que é uma proposta inovadora, provoque que pense novamente.”

O uso de IA também tem sido um ponto de discórdia durante a greve dos escritores em andamento, na qual o Writers Guild of America monitora que a AMPTP banisse o IA de ser usado para escrever e reescrever material.

Oppenheimer é um drama biográfico estrelado por Cillian Murphy como o titular J. Robert Oppenheimer, conhecido como “o pai da bomba atômica”, e será lançado nos cinemas em 21 de julho.

Share This Article
Follow:
Equipe de jornalistas, colaboradores e estagiários do Jornal DC - Diário Carioca